Menu

Ceará tem 16 municípios em situação de emergência devido às chuvas; confira

Segundo o Boletim Integrado de Ações de Apoio aos Cearenses Afetados pelas Chuvas atualizado neste domingo, 2, pelo menos 2.691 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas devido às chuvas no Estado. Até o momento, foram registrados seis óbitos, com 26 pessoas feridas. Conforme o documento, 16 municípios decretaram Situação de Emergência. Milhã, no Sertão Central, está em Situação de Calamidade.

Conforme adiantado pelo OPINIÃO CE na última semana, a Assembleia Legislativa do Ceará deve analisar, nos próximos dias, os pedidos para decretação de Situação de Emergência. A informação foi divulgada em entrevista coletiva, na quinta-feira, 30, pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT). Segundo ele, foram protocolados, até o momento, cerca de 10 pedidos vindos de municípios atingidos pelas fortes chuvas.

A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos é de chuvas em todas as regiões do Estado, e céu de parcialmente nublado a nublado, até esta terça-feira, 4, pelo menos. Milhã, município com população de cerca de 13 mil habitantes, foi um dos mais afetados pelas chuvas dos últimos dias. Na cidade do Sertão Central, o número de rompimentos de açudes chegou a 40, conforme boletim da Prefeitura. Após as precipitações, alguns trechos de vias do Município foram afetados.

Os municípios em Situação de Emergência são: Altaneira, Missão Velha, Aratuba, Antonina do Norte, Guaramiranga, Itapipoca, Uruburetama, Porteiras, Deputado Irapuan Pinheiro, Tururu, Senador Pompeu, Itapajé, Umirim, Pedra, Branca e Lavras da Mangabeira. Devido às situações que se decorreram com as precipitações, ações como doações de alimentos e atendimentos psicossociais estão sendo realizadas nas cidades mais afetadas.

Em Senador Pompeu, também na região do Sertão Central, equipes das Secretarias Municipais da Prefeitura realizaram cadastramento da população afetada pelas chuvas, entrega de Cestas Básicas, Atendimento Psicossocial e Defesa Civil às pessoas que, de alguma forma, se prejudicaram em decorrência das precipitações.

RODOVIAS

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) reforça alerta para que respeitem a sinalização das Rodovias Estaduais, em especial as sinalizações de interdição de trecho ou de pista.

No Vale do Curu, um trecho demanda atenção especial dos motoristas e um trecho está interditado. A CE-240, em Miraíma, a 2km da sede no sentido Itapipoca, está liberada em ambos sentidos, mas equipes da SOP orientam para que os motoristas redobrem a atenção e reduzam a velocidade ao passar pelo trecho que está devidamente sinalizado. O trecho de Uruburetama a Itapajé da CE-243, por outro lado, está interditado. Equipes já estão sinalizando o local e devem ser iniciados os trabalhos a partir desta segunda-feira, 3.

No distrito de Tucuns, em Crateús, a rodovia CE-460 está com a pista bloqueada devido ao deslizamento de rochas. Uma equipe do Distrito Operacional está trabalhando na limpeza e na liberação do local, que deve se estender até esta segunda.

O trecho da CE-311 de Viçosa do Ceará a Santa Terezinha, na Serra de Ibiapaba, apesar de liberado, está com risco de deslizamento de barreira. É recomendado que a população evite o trajeto quando as chuvas estiverem intensas. No maciço de Baturité, trecho da CE-464, no distrito de Vazantes, em Aracoiaba, foi rompido após um extravasamento de barragem, estando, portanto, interditada nos dois sentidos. Uma equipe já foi ao local no sábado, 1, e fez as devidas sinalizações. A recuperação da parte da via deve se iniciar após a redução do volume da água.

Na região do Sertão Central, três vias demandam mais atenção. São elas: trecho de Deputado Irapuan Pinheiro a Milhã, da CE-371, no qual o trecho já foi recuperado, mas ainda assim, a SOP alerta para que os motoristas tenham mais atenção ao passar pelo local; trecho de Boa Viagem a Pedra Branca, da CE-168, que apresenta lama e excesso de areia em alguns pontos; e trecho de Senador Pompeu a Piquet Carneiro, da CE-166, com bloqueio total devido a rompimento causado pelas fortes chuvas.

Além destes, três trechos precisam de atenção redobrada na Região do Cariri. O trecho de Santana do Cariri a Nova Olinda, da CE-166, apresenta partes em erosão, e está sinalizada com bloqueio parcial da pista. Na CE-384, do trecho que liga Mauriti ao estado da Paraíba, a via está com bloqueio total, nos dois sentidos, em decorrência do rompimento da pista pela intensidade das precipitações. Já a CE-393, no distrito de Rosário, em Milagres, está com interdição total, com ponto de alagamento na passagem molhada da localidade.

SERVIÇO

Para receber alerta da Defesa Civil de riscos de desabamentos, é possível cadastrar o aparelho celular, bastando enviar, gratuitamente, um SMS com o CEP da rua onde mora para o número 40199. Para acionar Bombeiros ou Defesa Civil em caso de emergência, basta ligar 193. Além disso, a SOP mantém um canal direto de comunicação com a população por meio do WhatsApp das Estradas, por meio do número (85) 98404-9800.

O Samu 192 Ceará, que cobre todo o Estado, com exceção de Fortaleza, funciona 24 horas e conta com profissionais socorristas de prontidão para atendimento ao cidadão. Basta ligar para o número 192. O contato da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) é o 190.