Mais de 5,6 milhões de eleitoras e eleitores cearenses foram às urnas para escolher o novo representante para a Presidência da República, neste domingo, 30. O candidato eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT), obteve 69,97% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) somou 30,03%. Do total do eleitorado do Estado – 6.818.192 -, o percentual de abstenção foi de 17,14%, o equivalente a 1.168.794 pessoas ausentes à votação. O percentual foi menor que no primeiro turno, quando o Ceará teve a 3ª menor abstenção do País (17,46%).
Veja alguns números de destaque:
- Lula voltou a vencer nos 184 municípios cearenses;
- Ceará foi o estado em que Bolsonaro mais cresceu entre o 1º e 2º turnos – 18,6%;
- Em Fortaleza, Lula teve 58,18% dos votos contra 41,82% de Bolsonaro (53,2% e 35,17%, no primeiro turno);
- A cidade de Morrinhos registrou a menor diferença percentual: 52,13% de Lula e 47,87% de Bolsonaro;
- Araripe foi a cidade mais ‘lulista’ do Estado: 91,48% do total.
De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, a votação transcorreu normalmente nas seções eleitorais de todo o Estado. “Mais uma vez, toda a equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará demonstrou compromisso, competência, dedicação e muita paixão pelo que faz. A Justiça Eleitoral cumpriu sua missão de entregar à população uma eleição transparente, tranquila e exitosa, com poucas ocorrências envolvendo substituição de urnas”.
Mais de 130 mil pessoas estiveram envolvidas em todo o processo eleitoral, incluídos mesários, auxiliares de eleição, delegados de prédio, juízes eleitorais, promotores eleitorais, terceirizados, servidores das Zonas Eleitorais, da Secretaria e dos Núcleos de Apoio Técnico e policiais.
Urnas eletrônicas
Em relação às ocorrências com urnas eletrônicas, destaca-se que as eleições ocorreram com tranquilidade. Foram registradas no dia da eleição pelos cartórios, até o fechamento dessa matéria, 233 substituições de urnas. Dessas, 14 foram em Fortaleza. Os detalhes dos resultados serão publicados na página Resultados das Eleições 2022 até às 19h de quinta-feira, 3, levando em conta que a disponibilização, pelo TSE, do banco de dados da eleição para geração dos relatórios de resultados somente acontece após a totalização de todo o País.
Justificativas
Quem estava fora do domicílio eleitoral pôde justificar por meio do aplicativo e-Título ou, presencialmente, em qualquer seção eleitoral. O prazo de justificativa vai até 1º de dezembro de 2022 (ausência no primeiro turno) e até 9 de janeiro de 2023 (ausência no segundo turno).
A justificativa também pode ser feita através do Sistema Justifica no site do TRE-CE e do aplicativo e-Título. Há, ainda, a opção de entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer zona eleitoral, ou enviá-lo pela via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. A ausência a três eleições consecutivas (cada turno de votação é considerado uma eleição) sem o pagamento das respectivas multas ou a apresentação de justificativas resultará no cancelamento da inscrição.