O Ceará recebeu, na última segunda-feira, 17, o reforço de 22 novos juízes em comarcas do Interior. Os magistrados do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) assumiram oficialmente as funções após passarem pelo Curso de Formação Inicial, que é obrigatório para o exercício da função, finalizado no último sábado, 15. O presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes afirmou que esse reforço ajudará o Tribunal a alcançar uma das metas da atual gestão, que é o aumento da produtividade.
“Esse reforço nas comarcas interioranas representa agilidade no atendimento dos serviços prestados à população. Além disso, vai contribuir para alcançar uma das metas da nossa Gestão, que é o aumento da produtividade”, destacou.
A juíza Marília Pires Vieira, que participou do Curso de Formação Inicial e é uma das novas juízas em exercício, falou sobre o sentimento de estar no cargo. “O sentimento de estar exercendo a magistratura depois de anos estudando é maravilhoso. Finalmente chegou esse dia mesmo, mas deu um frio na barriga na hora da minha primeira audiência e na minha primeira sentença em audiência também”, relatou a juíza.
Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, a magistrada escolheu iniciar a carreira em Marco, onde o Fórum passa por reforma e ampliação para ser entregue no próximo dia 25 de abril. Enquanto o prédio não é reinaugurado, ela e a juíza Renata Guimarães Guerra estão em Morrinhos, comarca agregada a Marco.
O juiz Victor Nogueira Pinho, que foi designado para a Comarca de Jaguaribe, também falou sobre a felicidade de assumir o cargo para o qual estudou durante anos. “A sensação principal é de satisfação, felicidade, sonho realizado, e de muita responsabilidade, determinação para dar uma resposta necessária à sociedade, fazer com que o Poder Judiciário seja cada vez melhor representado por pessoas que efetivamente têm o sonho e a vocação para exercer esse mister tão relevante”, descreveu.
O magistrado chegou à cidade jaguaribana acompanhado de outro novo juiz, Lucas Rocha Solon, que também foi designado para atuar na Comarca.
“Assinamos o nosso termo de posse e nosso primeiro ato foi conversar com os servidores, tomar ciência da situação do Fórum, que está sendo ampliado para a instalação da segunda vara. Ainda visitamos o local onde as atividades vão funcionar temporariamente, enquanto ocorre a obra. Depois fomos à Comarca de Pereiro, que deverá ser agregada a Jaguaribe quando for concluída a ampliação, e todos os servidores puderam explicar suas atividades”, explicou.
Ainda segundo o juiz Victor Nogueira Pinho, outra medida desse primeiro dia de trabalho foi agendar sessões de julgamento. “Desenhamos nossa estratégia de atuação, e confirmamos algumas datas de júri”, finalizou. Além das comarcas de Marco e Jaguaribe, outras 17 comarcas também receberam novos juízes e juízas.
CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL
O Curso de Formação Inicial é promovido pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e é obrigatório para magistrados que querem exercer a função. Entre teoria e prática, o objetivo é qualificar os magistrados para o melhor desempenho das funções da profissão (judicante e administrativa).
CONFIRA OS MUNICÍPIOS ATENDIDOS:
- Alto Santo;
- Assaré;
- Bela Cruz;
- Campos Sales;
- Jaguaretama;
- Jaguaribe;
- Jijoca de Jericoacoara;
- Jucás;
- Ipaumirim;
- Itarema;
- Marco;
- Monsenhor Tabosa;
- Mucambo;
- Novo Oriente;
- Reriutaba;
- Santana do Acaraú;
- Solonópole;
- Tabuleiro do Norte; e
- Uruoca.