Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

CE recebe novo lote de vacina contra a dengue; treinamento das equipes começa em junho

23 municípios serão contempladas nesta remessa. As novas doses correspondem a 25% da meta de crianças e adolescentes cearenses com 10 a 14 anos de idades
Fortaleza iniciou a vacinação em maio. Podem receber os imunizantes a população com idade entre 10 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

O Ceará recebeu, nesta quinta-feira (6), mais um lote de vacinas contra a dengue entregues pelo Ministério da Saúde. Dessa vez, a distribuição de mais de 11 mil doses foi entregue a 23 municípios do Interior do Estado. Os maiores montantes foram distribuídos às cidades de Crato (2.384), Iguatu (1.682) e Acopiara (829). Na remessa anterior, os municípios cearenses contemplados foram Fortaleza (38.594 doses), Aquiraz (1.357), Eusébio (1.410) e Itaitinga (1.017).

“As novas doses correspondem a 25% da meta de crianças e adolescentes cearenses com 10 a 14 anos de idade. O imunizante será disponibilizado logo após o treinamento dos profissionais de saúde nos municípios, que ocorrerá ainda neste mês de junho”, anunciou o governador Elmano de Freitas (PT), em suas redes sociais. “A vacinação é muito importante para a redução do número de casos da doença, porém é fundamental manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando possíveis criadouros”.

Os municípios atendidos nessa remessa são: Iguatu, Cariús, Piquet Carneiro, Mombaça, Catarina, Acopiara, Jucás, Quixelô, Saboeiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Assaré, Potengi, Altaneira, Campos Sales, Tarrafas, Várzea Alegre, Santana do Cariri, Araripe, Salitre e Antonina do Norte.

VACINAÇÃO

Fortaleza, Aquiraz, Eusébio e Itaitinga começaram a vacinar contra a dengue no último dia 13 de maio. O público-alvo, definido pela pasta federal, abrange crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. As quantidades distribuídas variam de acordo com a população de cada município.

O Ceará tem 5.968 casos confirmados de dengue, conforme a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde, consultada pelo OPINIÃO CE nesta quinta-feira (6). Há 1 óbito confirmado, 4 em investigação, além de 9 casos graves. Os municípios com maiores números de casos são Brejo Santo (1.909), Fortaleza (1.147), Porteiras (380), Juazeiro do Norte (206), Caucaia (168), Tianguá (162) e Crato (151). O imunizante tem proteção de 80%, após o esquema vacinal completo. Em relação às hospitalizações por dengue, a vacina tem eficácia de 90,4% após a segunda dose.

BRASIL

Segundo o Ministério da Saúde, para ter proteção completa contra casos graves e hospitalizações por dengue, são necessárias duas doses do imunizante incorporado no SUS. A pasta garante a entrega das duas doses para todos os municípios contemplados na estratégia de vacinação. Recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil comprou todo o estoque disponível de vacina de dengue disponível no mercado internacional. Considerando a aquisição e mais um quantitativo doado pelo laboratório produtor, o total de doses chega a 6,5 milhões para 2024 e 9 milhões para 2025.

Devido à capacidade de produção do laboratório, as doses estão sendo entregues em parcelas. Com a quinta remessa, são mais de 3,6 milhões de doses distribuídas aos estados e municípios.

A vacinação é uma das inovações para enfrentar a dengue, que em 2024 aumentou em todo mundo, sobretudo devido às mudanças climáticas, que aceleraram a reprodução dos mosquitos transmissores da doença. Contudo, a capacidade de produção do único laboratório fornecedor não é suficiente para atender à demanda do Brasil. Diante do cenário, o Ministério da Saúde tem investindo também na produção de uma vacina brasileira, já em fase final, pelo Butantan.

[ Mais notícias ]