A subsidiária da Petrobras, Transpetro, está realizando nesta quarta-feira, 16, uma mobilização no Ceará e outros 12 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com o objetivo de conscientizar a população sobre a relevância da preservação das faixas onde estão instalados os dutos de combustíveis em todo o país. Durante a mobilização, a empresa realizará uma nova etapa do projeto “168 em Cores”, que envolve a pintura de grafites em muros próximos aos dutos operados pela empresa.
A iniciativa planeja sensibilizar a comunidade sobre a segurança dos dutos e promover trabalhos artísticos que contribuam para a conscientização.
Além do Ceará, as ações estão acontecendo nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, e também no Distrito Federal. A empresa está colaborando com órgãos públicos, prefeituras e instituições privadas para oferecer diversos serviços, incluindo emissão de documentos, exames laboratoriais, assistência jurídica e serviços de beleza.
Sergio Bacci, presidente da Transpetro, destacou que os serviços são uma forma de apoiar as comunidades situadas nas áreas próximas às faixas de dutos, além de ajudar na redução do número de derivações clandestinas, que se referem aos furtos de combustível nos dutos, cujos casos tiveram uma significativa queda nos últimos anos.
“É importante evitar qualquer tipo de acidente relacionado a derivações, pois mesmo um único incidente pode causar danos graves, como incêndios, explosões, vazamentos e poluição. As equipes da Transpetro trabalham diariamente para preservar a integridade dos dutos e prevenir incidentes”.
O evento é conhecido como Dia da Segurança na Faixa de Dutos e é organizado anualmente pela Transpetro. O dia é referido como Dia do 168, fazendo alusão ao número de telefone gratuito criado pela companhia há seis anos para alertar sobre a necessidade de preservar a integridade dos dutos. O telefone 168 atua como um canal oficial para denúncias e comunicação direta entre a população e a Transpetro.
SEGURANÇA
A empresa possui cerca de 8,5 mil quilômetros de faixas de dutos em todo o país. A fiscalização dos dutos é realizada tanto por equipes terrestres quanto por meio de drones, como parte dos esforços para garantir a segurança das operações. Segundo orientação da Transpetro, a população pode utilizar o telefone 168 para enviar dúvidas, sugestões ou relatar atividades suspeitas nas faixas de dutos e em áreas próximas. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e garante o anonimato dos informantes.