O Ceará lidera a região Nordeste como o destino com maior número de turistas estrangeiros chegando em voos diretos. Os dados são Secretaria de Turismo (Sentir), que analisou os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no primeiro semestre. Foram, no total, 63.258 viajantes internacionais.
Este número supera o de Recife, que ocupa a segunda posição com 58.916 visitantes internacionais. Logo em seguida, Salvador teve a chegada de 55.786 turistas, enquanto Natal recebeu 16.517 estrangeiros.
O Aeroporto Internacional de Fortaleza serve como principal ponto de entrada para o estado. Ele atualmente oferece conexões semanais diretas para Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Paris (França) e Buenos Aires (Argentina).
Yrwana Albuquerque, a responsável pela Setur, expressa sua satisfação com esses resultados: “O mercado internacional é crucial para o nosso estado, e liderar esse ranking mostra que estamos trilhando o caminho certo com nossa estratégia de promoção. Investimos consideravelmente e temos presença marcante em feiras e eventos para divulgar o Ceará. Com nossas atrações de alta qualidade, esse resultado era inevitável.”
Para o segundo semestre, o Ceará espera fortalecer ainda mais suas conexões internacionais, com um novo voo para Bogotá, capital da Colômbia, operando duas vezes por semana diretamente de Fortaleza.
Outra novidade é o aumento das opções de voos para Miami. A Latam, que opera essa rota, inaugurou uma segunda conexão semanal em 28 de junho, e a expectativa é adicionar um terceiro voo a partir de 3 de outubro.
FORTALEZA É UM DOS DESTINO MAIS PROCURADOS
Para o período de julho a dezembro deste ano, Fortaleza se destaca, mais uma vez, na busca por passagens aéreas na plataforma Decolar. A cidade está entre os destinos mais buscados por turistas de todas as regiões brasileiras.
A metodologia utilizada leva em consideração as buscas realizadas por cada estado e região. O levantamento considerou os destinos mais procurados por viajantes, com embarques em cada estado brasileiro, e mostra que São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza estão entre os destinos mais buscados de todas as origens.
A plataforma indicou ainda um aumento de 36% na busca por passagens nacionais para viagens no segundo semestre de 2023, quando comparado ao mesmo período de 2019, ou seja, antes da pandemia.
A pesquisa foi realizada com base na busca de passagens pelo site e pelo app Decolar para viagens no segundo semestre de 2023, de julho a dezembro.