Voltar ao topo

25 de julho de 2024

Ceará recebe chuvas em mais de 90 cidades no primeiro dia de carnaval

Em Fortaleza, foram observados 48mm de precipitações entre sexta e este domingo (10). A cidade apresentou pontos de alagamento e quedas de árvores
Macrorregião do Cariri registra principais volumes do intervalo. Foto: Marciel Bezerra/Funceme

Compartilhar:

Choveu em pelo menos 93 municípios cearenses entre às 7h de sexta-feira (9) e 7h deste sábado (10), primeiro dia do feriadão de carnaval, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os maiores acumulados aconteceram nas cidades de São Gonçalo do Amarante (51 mm), Aurora (48.2 mm), Fortaleza (48 mm), Crateús (44 mm) e Ipu (41 mm). Também registraram boas precipitações os municípios de Acaraú (32.3 mm), Lavras da Mangabeira (31.8 mm) e Maranguape (31 mm). Os dados são parciais e deverão ser atualizados ao longo do dia.

Conforme a Funceme, a tendência é chuvas pontuais ao longo dos dias e devem ocorrer devido a áreas de instabilidade provenientes do Oceano Atlântico, bem como efeitos de brisa e combinação de temperatura, umidade e relevo. Em Fortaleza, foram observados alguns transtornos, como ruas alagadas e quedas de árvores e pontos da cidade por conta da força do vento.

Para este sábado (10), as chuvas devem ser mais generalizadas, com os maiores acumulados sendo previstos para o Cariri e o sul do Sertão Central e Inhamuns, devendo ocorrer no final da tarde e noite com intensidade que pode variar de moderada a forte, coforme a Funceme. Nas demais regiões, a chuva devem acontecer ao longo do dia e ter intensidade de fraca a moderada, com chuva forte em alguns momentos. Para o domingo (11), as chuvas devem ocorrer de forma isolada, com os maiores acumulados sendo previstos para o Cariri e o sul do Sertão Central e Inhamuns, devendo ocorrer na madrugada e início da manhã.

Já nas demais regiões a chuva devem ocorrer ao longo do dia com intensidade variando de fraca a moderada.

“Em relação às temperaturas, para o final de semana são esperados valores entre 33 a 36°C na macrorregião Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns. Em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), temperaturas máximas de até 33ºC e mínimas de 24°C”, informou a previsão da Funceme.

PRÉ-ESTAÇÃO

A Pré-Estação Chuvosa no Ceará deste ano, que vai de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, ficou abaixo da média, segundo balanço da Funceme. No período, as precipitações somaram 96,7 milímetros, quando a normalidade é de 129,9 mm. A diferença representa um desvio negativo de 25,5%. As precipitações mais escassas, que corroboram com as previsões da Funceme, se deram, principalmente, pelo número reduzido de sistemas indutores de chuva, como Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs), assim como a presença do do fenômeno El Niño.

[ Mais notícias ]