O Juventude fez um gol contra o Ceará e venceu a partida deste domingo, 24, pela 19ª rodada do Brasileirão. O jogo ocorreu no Estádio Alfredo Jaconi, no Rio Grande do Sul. Aos 20 min do segundo tempo, o centroavante Pitta recebeu cruzamento de Rodrigo Soares e levou a bola ao fundo da rede.
Com isso, o time gaúcho voltou a vencer após nove rodadas e saiu momentaneamente da lanterna do campeonato com 16 pontos, posição que voltou a ser ocupada pelo Fortaleza. Já o Ceará permanece com 24 pontos, na 12ª posição. Se vencesse nesta data, chegaria aos 27 pontos, marca histórica para o clube cearense no primeiro turno do Brasileirão.
No geral, o Vovô apresentou um jogo morno, sendo superado em vigor – e resultado – pelo Juventude. No primeiro tempo, Mendoza chegou a investir em contra-ataque, mas a finalização foi fraca. Outra chance desperdiçada ocorreu após cruzamento de Nino Paraíba, que passou por Cléber e Vina, sendo recebido por Richard Coelho. A bola, contudo, passou raspando o gol de Felipe Alves.
Ainda no primeiro tempo, Cléber bateu forte, mas a bola foi para fora. O goleiro alvinegro João Ricardo também foi testado por cabeceio de Moraes, mas segurou o empate até aquele momento.
Já no segundo tempo, apenas após o gol o técnico do Ceará, Marquinhos Santos, fez mais substituições. A demora em trocar jogadores tem sido crítica constante de especialistas e torcedores. Saiu Richardson, Cléber, Richard C. e Vina e entrou Diego Rigonato, Matheus Peixoto, Rodrigo Lindoso e Fernando Sobral.
No fim do jogo, tentando recuperar o resultado, o Ceará avançou mais, mas em vão. Aos 42 min, Mendonza ainda tentou marcar de cabeça, mas a bola foi para fora. A partida deste domingo também teve a estreia tímida de Diego Rigonato e Jhon Vásquez, oficializados no Alvinegro nas últimas semanas.
No sábado, 30, o Vovô enfrenta o Palmeiras na Arena Castelão. Na quarta-feira seguinte, 3, o Ceará disputa as quartas de final contra o São Paulo, no jogo de ida, no Estádio Morumbi.