Menu

Segurança nas escolas: CE monitora quase 50 perfis e já conduziu 22 pessoas a delegacias

Foto: Divulgação/SSPDS

Representantes das forças de segurança e da educação do Ceará vêm se reunindo, nos últimos dias, para alinhar protocolos de atendimentos e discutir estratégias de segurança voltadas para ocorrências relacionadas a ameaças a escolas. Até o momento, pelo menos 49 perfis em mídias sociais estão sendo monitorados pelas forças de segurança cearenses. Destes, 35 autorias já foram identificados. Ao todo, 22 pessoas foram conduzidas a unidades da Polícia Civil. Os dados são do dia 3 de abril de 2023 até a tarde desta quinta-feira, 13.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, e a secretária da Educação, Eliana Estrela, lideraram as reuniões realizadas na quarta, 12, e nesta quinta-feira, 13. O Governo do Ceará também lançou, nesta quinta-feira, 13, uma cartilha de orientações para a prevenção e combate da violência dentro do ambiente escolar.

“Desde a semana passada, a gente vem atuando com a Polícia Militar, com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Civil e, obviamente, a PM tem uma capilaridade muito maior, mas a ideia é, em todos os locais próximos a escolas públicas, particulares, haver viaturas atuando e circulando. Considerando o avançado dos trabalhos, das reuniões, a gente vai apresenta um planejamento em que vai haver um trabalho ostensivo”, explicou o secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio.

Segundo ele, a cartilha será difundida entre as escolas, os diretores, os alunos, os pais e todo mundo que está envolvido nesse trabalho. “É uma cartilha simplificada orientando como os diretores, os professores, os próprios alunos, devem agir em qualquer situação que ofereça risco”, explicou.

AÇÕES NO CEARÁ

Até o momento, uma das pessoas conduzidas a delegacia é um adulto de 21 anos, que foi preso em flagrante, no município de Pacatuba, por armazenar pornografia infantil e é investigado por ameaçar escola. Um adolescente, de 16 anos, foi apreendido em flagrante por um Ato Infracional análogo ao crime de ameaça, em Fortaleza. Outro adolescente de 14 anos foi apreendido por um Ato Infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio, no município de Farias Brito. O caso aconteceu na quarta-feira, 12.

Mais um adolescente de 16 anos também foi apreendido por divulgar fake news, em Tianguá. Com relação às demais pessoas – entre crianças, adolescentes e um adulto de 21 anos -, foram realizados os procedimentos cabíveis para cada caso. Celulares foram apreendidos. Diligências seguem em andamento.

REFORÇO

Durante os encontros realizados nesta semana, foram discutidos o reforço na segurança das escolas e a adoção de estratégias para coibir possíveis ocorrências relacionadas a supostas ameaças em instituições de ensino. Na ocasião, foi deliberada ainda a criação de uma cartilha com o intuito de abordar orientações relacionadas ao assunto, com foco nos responsáveis por unidades de ensino, familiares de alunos e estudantes. O conteúdo da cartilha já foi deliberado.

“A PM tem visitado unidades de ensino, conversado com diretores e feito pontos-bases (PBs) de viaturas em frente a escolas públicas e particulares. Já a Polícia Civil está atuando nas investigações e levantamentos de inteligência com foco, principalmente, em supostas ameaças feitas pela internet. É muito importante que as pessoas não repassem informações sem confirmação, as fake news. Isso atrapalha o trabalho da polícia, além de ser crime”, frisou Samuel Elânio.

Nesta quinta-feira, acontece uma nova reunião com representantes da SSPDS, Seduc, PMCE, PC-CE, Supesp, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) e Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

POLICIAMENTO

De forma preventiva, equipes da Polícia Militar do Ceará atuam realizando rondas e paradas de viaturas em pontos-base na frente de escolas públicas e privadas e vêm mantendo conversas de aproximação com diretores e responsáveis por unidades de ensino. As equipes de serviço também realizam visitas nas instituições escolares durante os turnos que ocorrem as aulas. A ação, desenvolvida pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) e pelo Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE, tem como objetivo evitar ocorrências relacionadas a supostas ameaças. Apenas nesta semana, 1.594 unidades de ensino foram visitadas pela PMCE.