Menu

Ceará inicia período de Vazio Sanitário do Algodão, que segue até dezembro

Foto: Divulgação/ Casa Civil

O Vazio Sanitário do Algodão teve seu início no Ceará nesta semana e segue até o fim do ano. Durante esse tempo, será proibido qualquer tipo de plantação de algodão, com o objetivo de prevenir a proliferação do Anthonomus grandis, conhecido como bicudo-do-algodoeiro, principal praga desse cultivo. O período teve início na terça-feira (15) vai durar até 31 de dezembro.

O Vazio Sanitário é um período predefinido conforme regulamentações estaduais. Durante o tempo determinado, se torna proibida a plantação ou o cultivo de algodão, devido ao fato de que áreas com grande concentração de plantas da mesma espécie, criam condições ideais para o desenvolvimento de insetos, fungos e bactérias, algo que pode causar danos significativos não somente à plantação de algodão, como também às demais.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), órgão responsável pelas fiscalizações do Vazio Sanitário, já foram iniciadas as fiscalizações para garantir a destruição dos restos culturais do algodão. “Estamos orientando sobre as principais diretrizes da instrução normativa, como o cadastramento das áreas de cultivo de algodão na Agência, as medidas de controle do bicudo-do-algodoeiro, a eliminação de tigueras e restos culturais após a colheita, além de reforçar as regras do Vazio Sanitário” explicou o gerente de Sanidade Vegetal e Certificação Fitossanitária da Adagri, Gleyber Cartaxo.