Em entrevista ao podcast Questão de Opinião, do OPINIÃO CE, a secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, afirmou que a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) vai inaugurar 12 novas salas de cinema, instalados em Complexos de Cinema nas cidades de Canindé, Cedro, Aquiraz, Crateús, Itaitinga e Tauá. A expectativa é que os equipamentos sejam entregues ainda neste ano.
Política criada há cerca de 10 anos, o projeto Cinema da Cidade, da Secretaria da Cultura do Ceará, surgiu com o objetivo de ampliar o número de equipamentos no interior do Estado. Inicialmente, estava prevista a construção de 20 salas de cinema em 10 municípios. Trâmites legais, no entanto, causaram a readequação do projeto. As salas de exibição resultam da parceria entre a Secult, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e as prefeituras.
Vale ressaltar que o acesso aos cinemas ainda é restrito para grande parte da população brasileira. Segundo o IBGE, ainda em 2018, 39,9% dos brasileiros moravam em municípios sem um cinema. Esse número deixa exposto à necessidade de políticas públicas para uma maior democratização do cinema para os brasileiros.
A Ancine divulgou dados sobre a evolução e a expansão do parque exibidor brasileiro. Os números mostram a retomada do crescimento de salas de cinema no Brasil, alcançando o maior patamar da série histórica, e confirmam a trajetória de crescimento e a atualização tecnológica dos cinemas brasileiros. De acordo com o gráfico, até o fim de 2024, existia um total de 3.481 cinemas em funcionamento em todos os 26 estados e no Distrito Federal.
Luísa Cela ainda ressaltou a importância desse movimento para a valorização da cultura regional. “Você não pode falar de um povo, uma nação, uma cidade, uma comunidade, se você não valorizar e não trouxer para a cena de importância as manifestações culturais e identitárias daquele povo. Quem não tem isso, facilmente é cooptado”, apontou a secretária.
CEUs
A partir de um convênio com o Governo Federal, também serão feitos 15 CEUs da Cultura fora de Fortaleza. Os centros culturais têm de 300 a 500m² e seguem um modelo de implantação idealizado para dialogar com a diversidade cultural da população.
A política pública busca garantir mais acesso aos municípios do Interior do Estado. A secretária ressaltou que, dos 27 equipamentos de cultura do Ceará, 22 deles estão localizados em Fortaleza. Agora, a Secult prioriza expandir o programa para outros municípios e descentralizar a política e os equipamentos culturais.
“Nessa parceria com o Governo Federal, conseguimos aprovar 15 CEUs da cultura. Então, vamos ter mais 15 equipamentos culturais fora de Fortaleza. A gente vai praticamente inverter, vamos sair de uma concentração profunda na cidade de Fortaleza para uma presença muito mais ampliada em outras regiões do Estado“, ressaltou.
Os CEUs da Cultura serão construídos nos municípios de Acopiara, Aquiraz, Barbalha, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Crateús, Granja, Horizonte, Iguatu, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Paracuru, com prioridade para áreas de periferia e vulnerabilidade social.