Com o objetivo de promover o desenvolvimento da pesquisa em Artes, a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), acaba de aprovar a implementação do tão aguardado Doutorado em Artes. A iniciativa visa capacitar pesquisadores para atuarem no ensino superior, em instituições culturais e de pesquisa no campo das artes, proporcionando um ambiente propício para o aprofundamento acadêmico e a inovação artística.
Estima-se que a primeira turma inicie no primeiro semestre de 2024.
Conforme o professor Pablo Assunção, coordenador do PPGArtes, o Doutorado em Artes tem quatro objetivos principais. “O primeiro é estabelecer um ambiente propício para pesquisa, experimentação, invenção, criação e pensamento artístico, que reflita de forma consistente e coerente a complexidade do contexto sócio histórico atual. A intenção é incentivar a reflexão sobre as mudanças em curso nos modos de compreender e se relacionar com a arte contemporânea.”
Pablo complementa que outro objetivo é proporcionar um ensino transdisciplinar de pós-graduação em artes, no qual a integração entre ensino e pesquisa promova intercâmbios educacionais, culturais e científicos com a comunidade local e regional. “Busca-se fomentar a formação de artistas, professores e pesquisadores capazes de atuar com habilidade e conhecimento na criação, pesquisa e ensino no campo das artes, revertendo a falta de oportunidades de formação acadêmica em artes no Ceará e na região Nordeste a médio e longo prazo”.
O Doutorado em Artes do ICA/UFC oferece duas linhas de pesquisa distintas: “Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções” e “Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas”. Essas linhas irão proporcionar um amplo leque de possibilidades de estudo e pesquisa, abrangendo diversos temas e conceitos dentro do campo das artes.