Menu

Ceará foi o estado com maior participação de concludentes do Ensino Médio no Enem 2023

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentam, nesta terça-feira (16), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Segundo o MEC, o Ceará é o estado com a maior taxa de participação de concludentes do Ensino Médio na prova, com 80,2%. Em âmbito nacional, em relação aos candidatos da rede pública, o resultado é alarmante: apenas 46,7% – menos da metade – dos concludentes realizaram o Exame. Resultado ainda é superior ao observado em 2023, quando 38,1% de tal população realizou a prova.

Ainda de acordo com o levantamento, Ceará e Goiás são os únicos dois estados que tiveram percentual de inscrição de 100% entre os concludentes do Ensino Médio. Conforme o ministro da Educação Camilo Santana (PT), é importante sensibilizar a população em relação ao Enem. Ele disse ainda querer identificar as razões para este cenário, e que articulará ações junto aos estados para melhorar tais índices. No geral, o concurso teve 4.018.414 inscritos, e 2.734.100 participantes, uma taxa de participação de 68%.

Camilo e o presidente do Inep, Manuel Palácios, deram coletiva de imprensa para divulgar os números referentes ao exame, na sede do MEC, em Brasília. O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação. Durante o evento, também foram apresentadas informações relacionadas aos processos seletivos do MEC.

Como informou Camilo, o “Pé de Meia”, programa que garante poupança para os alunos de baixa renda do Ensino Médio, deve ser assinado oficialmente pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta terça-feira (16).