Voltar ao topo

16 de julho de 2024

Ceará firma “memorando de entendimento inédito” com EUA, anuncia Izolda

O acordo prevê ações nas áreas de educação, segurança, ciência e tecnologia e meio ambiente, por exemplo.
Foto: Reprodução/Izolda Cela

Compartilhar:

A governadora Izolda Cela (PDT), anunciou, nesta quinta-feira, 5, a assinatura de um memorando de entendimento “inédito” entre o governo cearense e dos EUA. Segundo a mandatária, o acordo prevê ações nas áreas de educação, segurança, ciência e tecnologia, meio ambiente e voltadas aos direitos humanos no sentido de fortalecer as relações com o país norte-americano e ampliar oportunidades aos cearenses. O anúncio foi feito por meio das redes sociais, sem especificar valores e projetos.

“Hoje assinamos um memorando de entendimento inédito com o governo dos Estados Unidos. O acordo de cooperação prevê ações nas áreas de educação, segurança, ciência e tecnologia, meio ambiente, investimentos, mudanças climáticas e direitos humanos. Nosso objetivo é fortalecer as relações com os EUA e, com isso, ampliar as oportunidades para os cearenses”, destacou.

Ainda no comunicado, Izolda agradece o embaixador dos EUA no Brasil em exercício, Douglas Koneff, e à cônsul-geral do país em Recife, Jessica Simon.

Memorando

O memorando de entendimento é um pré-contrato firmado entre as partes envolvidas que busca alinhar expectativas bem como seus direitos e deveres, formalizando o que ficou combinado. No Ceará, o recurso vem sendo usado, principalmente, para firmar entendimentos com multinacionais para produção de hidrogênio verde no território cearenses, o que promete dobrar o PIB do Estado.

[ Mais notícias ]