Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Ceará estreia nesta terça na Sulamericana

Compartilhar:

Vovô recebe o Indepediente, da Argentina, às 19h15, na Arena Castelão

David Mota
Especial para OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br

Partida de hoje marcará a estreia do técnico Dorival Júnior no comando da equipe (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)

Após doze dias da última partida, o Ceará volta a campo nesta terça-feira, 5, às 19h15, na Arena Castelão, para enfrentar o Independiente/ARG, em jogo válido pela 1ª rodada da fase de grupos da Copa Sulamericana 2022. O Vovô quer apagar as eliminações recentes e começar o torneio internacional com o pé direito.

A partida marcará a estreia do treinador Dorival Júnior, que assumiu a equipe alvinegra após a demissão do antigo treinador Tiago Nunes, que aconteceu seguida da eliminação da Copa do Nordeste para o CRB/AL, na última vez que o Ceará entrou em campo. Além do período de descanso e da recuperação física de alguns atletas, a equipe cearense terá como aliada a sua grande torcida.

Após ultrapassar na última semana a marca de 40 mil sócios torcedores, o alvinegro espera casa cheia, que deverá receber cerca de 50 mil torcedores.Esse será o primeiro confronto dos seis que o Ceará irá disputar na fase de grupos da competição, o Vovô enfrentará, em jogos de ida e volta, as três equipes que compõem o grupo G da competição juntamente com o Alvinegro. Além de Ceará e Independiente/ARG, o grupo G conta com La Guaira/VEN e General Caballero/PAR. Após os seis confrontos, apenas o líder do grupo passará para a fase seguinte do torneio.

VOVÔ PRESSIONADO
O Vovô chega pressionado para a competição após eliminações precoces do Campeonato Cearense e da Copa do Nordeste, restando na disputa da Copa do Brasil, onde está classificado para a 3ª fase, e da Copa Sulamericana e do Campeonato Brasileiro, competições que estreará em breve, já que hoje a equipe enfrenta o Independiente/ARG pela competição internacional e no próximo sábado, 9, visita o Palmeiras pela estreia do campeonato nacional.

Os argentinos também não enfrentam uma boa fase, apesar da classificação recente na Copa da Argentina, a equipe sofreu para vencer o Central Norte, jogando em casa, o tempo normal terminou empatado em 1 a 1 e o Independiente/ARG venceu apenas na disputa de pênaltis a modesta equipe que disputa o torneio Argentino A, equivalente a terceira divisão da competição nacional.

Antes da partida pela Copa da Argentina, também jogando em casa, o Rei de Copas, como são conhecidos, foram derrotados pelo Racing, seu maior rival, por 2 a 1, em partida válida pelo Campeonato Argentino. No torneio nacional, a equipe ocupa apenas a 7ª colocação do Grupo B, com 10 pontos conquistados em oito partidas, com uma campanha de duas vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Essa não será a primeira vez que os argentinos do Independiente estarão na Arena Castelão, na edição da própria Copa Sulamericana, porém no ano de 2020, o Rei de Copas foi o adversário do Fortaleza na 1ª fase da competição, que na época era disputada toda no formato de mata-mata. A partida da Arena Castelão terminou com vitória tricolor por 2 a 1, mas os argentinos saíram classificados por terem vencido o confronto na Argentina por 1 a 0.

Devido à distância entre o último jogo e a partida de hoje, Dorival Júnior pôde treinar a equipe em sete ocasiões, o treinador procurou utilizar o tempo para conhecer o elenco e testar novas formações na equipe. Entre os testes realizados, o comandante alvinegro mudou o setor ofensivo e o meio-campo, utilizando a formação 4-3-3 com três volantes e com Vina de falso nove.

Com isso, a expectativa é que o treinador ainda não utilize, pelo menos de início, o centroavante Matheus Peixoto, recém contratado pelo Vovô. Assim, o provável Ceará, do técnico Dorival Júnior, que entra em campo para a estreia na Copa Sulamericana deve ser o seguinte: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Victor Luís; Richard, Rodrigo Lindoso e Fernando Sobral; Mendoza, Lima e Vina. Já o provável Independiente/ARG, do treinador Eduardo Dominguez, deve ir a campo com a seguinte escalação: Sosa; Vigo, Barreto, Insaurralde e Rodríguez; Romero, Benavídez, Batallini e Roa; Togni e Benegas.

[ Mais notícias ]