Segundo o governador Elmano de Freitas (PT), o Ceará deve contar com investimento “em torno de R$ 270 milhões” da bancada federal do Estado para a interiorização do tratamento do câncer. Conforme o petista, a quantia seria utilizada para implantar e custear o primeiro ano da rede de tratamento. Os deputados federais e senadores, conforme o governador, também apoiaram o Estado na conclusão do Hospital da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Em visita ao hospital nesta segunda, o petista explicou o apoio da bancada federal na conclusão da unidade hospitalar. “A bancada federal garantiu grande parte dos recursos para que essa obra pudesse estar no patamar que ela está”, disse.
INTERIORIZAÇÃO
Durante live na última quarta-feira (4), o governador já havia frisado a realização da reunião. Na ocasião, Elmano afirmou que um dos focos do encontro seria a destinação de emendas ao Estado, com destaque para a temática da interiorização do tratamento oncológico.
Na visita à Uece, Elmano frisou que o tema vem de um comprometimento seu na campanha eleitoral. Uma política já realizada para a área, o início do tratamento oncológico no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), foi ressaltado pelo governador. “Já implantamos [o tratamento de câncer] no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, mas queremos fazer isso em outros hospitais regionais e em microrregiões do Estado do Ceará. Para isso pedimos o apoio da bancada federal”, explicou. A bancada federal deve apresentar as emendas no próximo mês de novembro.
“Imagino que só em 2023, devemos ter em torno de 21 mil novos casos de câncer no Estado do Ceará, fora o acumulado que tivemos no período da covid. Isso deve permanecer nos anos seguintes, nós temos tido crescimento do câncer no Estado”, alertou.
Ainda de acordo com o governador, ele espera entregar o serviço junto aos parlamentares da bancada federal. “Quero fazer o anúncio do plano junto com toda a bancada federal. (…) É importante que o povo saiba que aquele parlamentar está ajudando a garantir aquele serviço para a população cearense“. Além disso, a expectativa do petista é de que “todos os parlamentares possam aportar recursos“.
HOSPITAL DA UECE
Segundo o governador, o Hospital da Uece já está “praticamente concluído“. “Estamos trabalhando agora para fazer a licitação dos equipamentos e das obras de urbanização e acesso ao hospital”. No entanto, Elmano frisou que ainda não há um prazo estabelecido para a entrega. “Depende da licitação acontecer, a licitação dos equipamentos tem uma complexidade maior”.
“Como fizemos no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, que iniciou com um percentual de atendimento e fomos aumentando, hoje está com várias especialidades funcionando. Aqui também vai ser nesse caminho, vamos abrir com determinados serviços e vamos ampliando os serviços na medida em que os equipamentos vão sendo adquiridos e os profissionais contratados em conformidade com esse planejamento“.
Ainda de acordo com o petista, o Hospital deve ter mais de 650 leitos. “Provavelmente 680, com todas as especialidades da área médica”. Outro ponto abordado pelo governador, é o de que a unidade contará com o aspecto da pesquisa acadêmica. “Teremos, portanto, a Uece com a sua faculdade de medicina, nós teremos residências médicas, então além de atender a população cearense vai qualificar os profissionais de saúde do Estado“.