Cumprindo tabela na Série B, o Ceará enfrenta o Botafogo de Ribeirão Preto-SP neste sábado (4), às 17h. Mesmo sem chances de acesso ou rebaixamento, os últimos jogos da competição valem como um laboratório para o treinador Vagner Mancini, que deve permanecer no cargo para a próxima temporada. Pela 35ª rodada da Segunda Divisão, o jogo será disputado no Estádio Santa Cruz, na casa do clube paulista, e será transmitido pela Band e pelo Premiere.
Para o confronto, Mancini poderá contar com cinco retornos de atletas que não puderam ser relacionados ao último jogo, na vitória contra o Sport/PE, na última sexta (27). Além do zagueiro David Ricardo, que cumpriu suspensão na partida, o também zagueiro Tiago Pagnussat, o lateral esquerdo Willian Formiga e os volantes Brenno e Zé Ricardo voltaram a treinar nesta última semana, ficando à disposição do treinador.
Como desfalques, o Alvinegro de Porangabuçu não poderá contar com quatro atletas. Enquanto o zagueiro Lucas Ribeiro e o atacante Saulo Mineiro ficam de fora por terem levado o terceiro cartão amarelo contra os pernambucanos, Chrystian Barletta e Caíque seguem no Departamento Médico, por estiramento muscular na panturrilha esquerda e tendinopatia patelar esquerda, respectivamente. O atacante Erick, com pré-contrato assinado com o São Paulo, foi liberado pela diretoria Alvinegra.
Contra o clube de Ribeirão Preto, o histórico é favorável para o Vozão. Em três jogos disputados, o escrete preto-e-branco tem 100% de aproveitamento: 2 a 1 na Série A de 1978; 6 a 1 na Série B de 2002; e 3 a 0 no primeiro turno da atual edição da Série B.
Na competição nacional, no entanto, o histórico recente do Vovô fora de casa é preocupante. Longe de seus domínios, a última vitória do clube foi ainda no primeiro turno, quando venceu o Atlético Goianiense pelo placar de 3 a 0, em Goiânia, no dia 6 de junho. Desde o início do segundo turno, o Alvinegro não sabe o que é vencer fora do Estado.
Como o período é de testes, Mancini tem promovido alterações nos 11 iniciais entre os jogos do Vozão. Para o confronto contra o Botafogo, uma possível escalação é a seguinte: Richard; Guilherme Castilho, Luiz Otávio, David Ricardo, Paulo Victor; Léo Santos, Brenno, Jean Carlos; Chay; Pedrinho e Erick Pulga.