Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Ceará encerra outubro com redução de 8,5% em CVLIs

No mês, foram 268 mortes violentas, contra 293 em outubro do ano passado
Governador Elmano de Freitas (PT) em coletiva nesta terça-feira (5). Foto: Carlos Gibaja - Casa Civil

Compartilhar:

O mês de outubro para o Ceará representou uma queda de 8,5% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na comparação com o mesmo período no ano de 2023. Neste mês, foram registradas 268 mortes violentas, contra 293 de outubro do ano passado. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e foram apresentados em coletiva nesta terça-feira (5), pelo governador Elmano de Freitas (PT).

Em comparação a setembro de 2024 (231 casos), no entanto, houve um aumento de 16% do número de CVLIs. Mesmo com o Estado chegando ao terceiro mês consecutivo com redução de CVLIs na comparação ao mesmo mês do ano passado, Elmano afirmou que os números ainda são elevados e que é preciso “trabalhar muito” para reduzir ainda mais.

Conforme o chefe do Executivo estadual, dois principais motivos fizeram com que o Ceará apresentasse os resultados: a maior presença das forças policiais nas ruas e a ação integrada entre os entes. Neste último ponto, o governador ressaltou a criação do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi), que promove a atuação conjunta dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), além de órgãos da Segurança Pública e o Ministério Público para o combate à insegurança e a violência.

“O resultado ainda é pequeno, na minha opinião, mas sinaliza que nós estamos no caminho correto. Sinaliza que precisamos nos esforçar ainda mais”, afirmou Elmano.

Para isso, o petista sinalizou que serão lançados editais para concursos para profissionais de segurança pública. Ele citou, durante a coletiva, concursos para Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). “Esse efetivo maior resulta em um índice de violência menor para a população”, afirmou.

Ainda de acordo com os dados, em Fortaleza, a redução foi de 14,6%. Outubro de 2024 teve 70 mortes registradas na cidade, contra 82 no mesmo período de 2023. Já em relação às demais cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), houve redução de 39,5% (de 81 em 2023 a 49 em 2024).

FEMINICÍDIO

Ainda como divulgou o Governo, também houve um resultado positivo para o combate aos casos de feminicídio. Nos 10 primeiros meses de 2024, foram registrados 31 casos de assassinato de mulheres apenas por serem mulheres, contra 39 no mesmo período em 2023. A comparação equivale a uma redução de 20,5%. Neste mês de outubro de 2024, foram três casos de feminicídio, contra cinco em outubro de 2023.

[ Mais notícias ]