O mês de fevereiro de 2025 teve uma redução de 26,5% nos índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) no Ceará em comparação com o mesmo período do ano passado. A diminuição do indicador criminal ocorreu em Fortaleza e em todas as regiões do Ceará. Ainda conforme os dados, o período mensal teve o melhor resultado de CVP no Ceará e em Fortaleza de toda a série histórica, iniciada em 2009. A Capital apresentou a maior redução do estado, de 31%.
Os dados foram organizados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O mês de fevereiro de 2025 finalizou com 792 roubos a menos registrados no Ceará no comparativo com o mesmo mês em 2024. No segundo mês do ano, foram registrados 2.202 crimes no Estado contra 2.994 ocorrências no mesmo mês do ano anterior.
Outro investimento no combate à criminalidade do Governo do Estado é o programa Ceará Contra o Crime. O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou o impacto das ações e do trabalho dos profissionais.
“O governo estadual tem investido fortemente na segurança, através do Programa Ceará Contra o Crime, por meio de tecnologias, do aumento de recursos humanos e materiais e com a implementação de serviços estratégicos como o ‘Meu Celular’, o ‘Moto Segura’ e o ‘Segurança no Ponto’. Além disso, a metodologia de gestão por resultados, com as Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), tem sido uma aposta bem-sucedida”, destacou.
Também houve uma redução de 19,8% nos registros de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no mesmo período, em comparação com o mesmo no ano passado. Essa queda dá continuidade à tendência de redução da criminalidade observada no segundo semestre de 2024 e no início deste ano.
FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA
Na Capital do Ceará, a redução de roubos foi de 31% no comparativo entre os meses de fevereiro de 2025 e 2024. No período deste ano, foram registrados 1.468 ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) na cidade de Fortaleza, o que representa 659 roubos a menos na Capital no comparativo com o mês de fevereiro de 2024, quando ocorreram 2.127 casos.
A redução nos indicadores de CVP segue, também, para os 18 municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A região finalizou o último mês com 391 casos, enquanto no mesmo mês do ano anterior, foram 439 crimes registrados, o que significa uma redução de 10,9 %.
INTERIOR
No Interior Sul e no Interior Norte, as reduções foram de 26,5% e 14%, respectivamente. No comparativo entre os meses de fevereiro de 2025 e 2024, a diferença no número de roubos no Sul chegou a 53 casos. No Sul do estado, foram 147 casos, em fevereiro de 2025, frente a 200 em fevereiro de 2024. Na Região Norte, foram 196 crimes registrados no mês passado, enquanto no mesmo mês do ano anterior, foram 228 ocorrências.
CEARÁ CONTRA O CRIME
O programa Ceará Contra o Crime reúne diversas iniciativas para fortalecer a segurança no Estado, e tem contribuído para a diminuição dos índices dos CVPs. Dentre as iniciativas, destacam-se: o Segurança no Ponto que reforça a presença da polícia ostensiva em locais onde as pessoas embarcam e desembarcam em transportes coletivos, com pontos definidos por meio de levantamentos estatísticos; o programa Meu Celular, que auxilia as Forças de Segurança do Estado na recuperação de aparelhos celulares roubados, furtados e/ou perdidos; e o programa Moto Segura CE, no qual o Estado realiza o rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas, por meio da comunicação instantânea com as Forças de Segurança.
Ainda no mês passado, o Governo do Ceará sancionou a lei que autoriza a implementação do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp). A iniciativa prevê um investimento de até R$ 160 milhões no ano em premiações para os profissionais que atingirem as metas estabelecidas.