Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Ceará emite nota em favor de projeto que altera “Lei Pelé” e jogadores reagem

Atletas como Lima, Vina, Matheus Peixoto e Zé Roberto fizeram comentários contrários à proposta.
Foto: Reprodução

Compartilhar:

O Ceará tem uma partida decisiva nesta quarta-feira, 6, às 19h20, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, diante do The Strongest. Além da agitação natural da partida, uma nota em favor do Projeto de Lei 1153/2019, do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), emitida nas redes oficiais do clube, mexeu com torcedores e jogadores. A proposta visa alterar pontos da Legislação Desportiva Nacional, conhecida como Lei Pelé.

Segundo o Ceará Sporting Club, o projeto não “retira direitos trabalhistas” dos atletas. Imediatamente, alguns jogadores do clube, como Lima, Vina, Matheus Peixoto e Zé Roberto fizeram comentários contrários à proposta. O clube retirou a nota de suas redes sociais.

Projeto de Lei

O PL tem votação marcada para esta quarta-feira, 6, na Câmara dos Deputados, e é defendida como um novo marco da modernização da legislação desportiva no Brasil. Um dos pontos que gera bastante críticas, no entanto, é de previsão de que atletas demitidos recebam apenas 50% do restante dos valores do seu contrato. Hoje, os clubes devem arcar com 100% do montante. Além disso, entidades poderiam passar a descumprir as regras e, ainda assim,continuar recebendo verbas públicas.

O projeto de lei também altera o valor assegurado no uso de imagem dos atletas, não podendo ultrapassar 40% da remuneração total paga aos jogadores, composta pela soma do salário e dos valores pagos pelo direito ao uso da imagem.

[ Mais notícias ]