Com objetivo de fortalecer a atenção primária no Ceará, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) elabora projeto com organização social. A informação foi anunciada pela titular da pasta estadual, Tânia Maria, em entrevista exclusiva ao OPINIÃO CE, nesta terça-feira, 9. Segundo a secretária, as reuniões para tratar do desenvolvimento da ação, que ainda está em fase de planejamento, devem iniciar na próxima semana.
“Acreditamos que essa atenção é a coordenadora do sistema de saúde, então, temos que estar com isso fortalecido para promover a saúde, prevenção e educar as pessoas em relação ao problema de saúde para que elas não adoeçam”, ressaltou Tânia ao compartilhar que o projeto foi desenvolvido, inicialmente, pela secretária Executiva de Políticas de Saúde (Sepos), doutora Valdelis e sua equipe.
PARCERIA E PRÓXIMOS PASSOS
De acordo com Tânia, por meio de parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Ceará receberá facilitadores e articuladores para capacitar os profissionais estaduais da saúde, que contarão também com a Escola de Saúde Pública do Ceará.
Ainda em fase embrionária, o próximo passo é, segundo a secretária, apresentar o projeto ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), aos agentes comunitários de saúde do Estado e todas as lideranças de importância para dividir e compartilhar a iniciativa. “Hoje, entendemos que, se não discutirmos, se não estiver junto das pessoas, a gente não consegue construir uma saúde de qualidade”, disse Tânia.
A secretária complementou que, após as primeiras reuniões com líderes da saúde do Estado – prevista para semana que vem -, a expectativa é receber a organização social de fora do Ceará para que eles possam determinar um cronograma de capacitações locais. “Vai ter um calendário que vai ser, provavelmente, para o ano todo”, finalizou.