O Ceará foi selecionado pelo Governo Federal como um dos estados que receberão Centros Comunitários pela Vida (Convive), iniciativa que tem como objetivo a prevenção à violência e promoção da cultura de paz, geração de oportunidades e inclusão social, por meio da construção dos equipamentos públicos. No Estado, as cidades de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia receberão as unidades. No total, 30 municípios foram anunciados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e receberão um investimento de R$ 460 milhões do Novo PAC Seleções.
Das 24 Unidades da Federação (UF) que vão receber os equipamentos, o Ceará e a Bahia foram os únicos estados a receberem três. Segundo a secretária estadual da Proteção Social, Onélia Santana, o Governo Estadual tem “investido fortemente” na qualificação de equipamentos sociais. “O anúncio do Governo Federal segue no mesmo caminho de um trabalho que estamos desenvolvendo. Esse alinhamento das políticas é muito importante. Estamos muito gratos por esse olhar mais atento do governo federal para o Estado do Ceará”, reiterou. A definição dos municípios aconteceu a partir de um edital de seleção. A SPS apresentou as propostas, com informações diversas, incluindo a definição da área a ser utilizada.
Durante o anúncio do programa, o presidente Lula destacou que as estruturas oferecerão complexos esportivos e educacionais, além de atendimentos à mulher, ao consumidor e serviços de assistência social e médica. “Nossa ideia era criar um centro de convivência, com a perspectiva de fazer com que o povo tenha acesso a coisas importantes”, ressaltou.
Conforme o Governo Federal, a seleção dos 30 municípios considerou propostas enviadas pelas capitais e a proporcionalidade regional, visando atender o maior número de estados possível. Os municípios contemplados foram:
- Feira de Santana (BA);
- Caucaia (CE);
- Juazeiro (BA);
- Cabo de Santo Agostinho (PE);
- Manaus (AM);
- Salvador (BA);
- Mossoró (RN);
- Maracanaú (CE);
- Teresina (PI);
- Maceió (AL);
- Recife (PE);
- Fortaleza (CE);
- Vila Velha (ES);
- Macapá (AP);
- João Pessoa (PB);
- Natal (RN);
- Castanhal (PA);
- Nossa Senhora do Socorro (SE);
- Porto Alegre (RS);
- Rio Branco (AC);
- Palmas (TO);
- Foz do Iguaçu (PR);
- Juiz de Fora (MG);
- São José de Ribamar (MA);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Campo Grande (MS);
- Goiânia (GO);
- Campinas (SP);
- Cuiabá (MT);
- Florianópolis (SC).
CONVIVE
Os eixos de atuação do Convive incluem o fomento às políticas de enfrentamento e prevenção da violência contra as mulheres; segurança pública com cidadania, foco em territórios vulneráveis; apoio às vítimas da criminalidade; e combate ao racismo estrutural e aos crimes e preconceitos relacionados a gênero, etnia, orientação sexual e diversidade cultural.
O projeto padrão da iniciativa do Executivo Nacional conta com a instalação de placas fotovoltaicas e sistemas de reuso de água. As instalações dispõem ainda de complexos esportivos com piscinas semi-olímpicas, quadras poliesportivas, campos de futebol society e parquinhos infantis. Também contam com módulos de ensino, compostos por salas multiuso e de assistência; serviços como atendimento à mulher; Procon; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); mediação de conflitos; consultórios médicos, psicológicos e odontológicos; salas de dança; auditório; e biblioteca.