O anúncio da tributação em 25% sobre todas as importações de aço e alumínio feitos pelos EUA deve ter impacto econômico no Ceará. O Estado é o 4º maior produtor de aço do Brasil, que tem como ponto de escoamento o Porto do Pecém.
O Ceará representa cerca de 9,5% da produção total de aço bruto do Brasil. A ArcelorMittal Pecém, unidade da multinacional ArcelorMittal no Ceará, produz 22% do total da empresa no País. Além disso, a unidade da ArcelorMittal no Pecém é responsável por 100% da produção de aços planos no Nordeste.
Em 2024, os embarques de placas de aço realizados pelo Porto do Pecém totalizaram 2,93 milhões de toneladas, com um crescimento significativo das exportações. O mercado externo, que representava 62% das vendas em 2023, saltou para 76% neste ano. Cerca de 80% das exportações da ArcelorMittal Pecém têm como destino os EUA. A empresa ainda não se manifestou sobre o anúncio feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
O Instituto Aço Brasil, entidade representativa das empresas brasileiras produtoras de aço, ainda não se manifestou pelo caso.