Caio Salgueiro
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
caio.salgueiro@opiniaoce.com.br
Depois de folga, os elencos dos clubes cearenses da Série A retomam as atividades focando na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Ceará se reapresentou nesta quarta-feira, 21, e o Fortaleza volta nesta quinta-feira, 22, às 15 horas, ao Centro de Excelência Alcides Santos. O Vovô se prepara para enfrentar o Coritiba, no estádio Couto Pereira, no dia 28, às 19 horas. No mesmo dia e horário, o Leão recebe o Flamengo na Arena Castelão.
O Alvinegro de Porangabussu quer reencontrar o caminho das vitórias após perder por 2 a 0 para o São Paulo na última rodada. O próximo confronto é contra um adversário direto que luta para se afastar da zona de rebaixamento, o que torna o embate mais decisivo ainda para a equipe. O Vozão está na 15ª colocação, com 31 pontos, enquanto o Coritiba vem logo em seguida, na 16ª posição, com 28 pontos.
Uma derrota para o Coxa e uma vitória do Avaí, primeiro clube na zona, podem deixar o time alvinegro no Z4 ao final da próxima rodada. O técnico Lucho González terá problemas com desfalques novamente. Os atletas Luiz Otávio e Zé Roberto, expulsos contra o São Paulo, não poderão atuar no próximo jogo, assim como Nino Paraíba e Gabriel Lacerda, que receberam o terceiro cartão amarelo e estão suspensos.
Além deles, o time tem Bruno Pacheco, com um estiramento no adutor direito, Jael, que tem estiramento na panturrilha direita, e Matheus Peixoto, que teve um entorse no tornozelo, no departamento médico. Kelvyn e Cléber já iniciaram processo de transição, enquanto Rodrigo Lindoso finalizou e deve estar disponível para Lucho na próxima partida.
E O LEÃO?
Há três jogos sem vencer, o Leão também quer retomar o caminho dos triunfos. O time tricolor vem de duas derrotas e um empate, este na última partida, diante do lanterna Juventude por 1 a 1. O próximo duelo é contra o Flamengo, 4º colocado do campeonato e finalista da Copa Libertadores.
O Tricolor do Pici espera repetir a atuação do primeiro turno contra os cariocas, na qual ganharam por 2 a 1 em meio a um Maracanã lotado. Os últimos resultados do Leão fizeram a equipe se aproximar novamente da zona de rebaixamento e se afastar dos clubes de cima. Com 31 pontos e na 14ª colocação, o time está há três pontos de diferença do Z4.
Uma vitória pode colocar o time de volta na briga direta por vaga na Sul-Americana, porém uma derrota pode deixar ainda mais próxima da zona do limbo. O técnico Juan Pablo Vojvoda inicia a preparação no Pici para o duro confronto. Os únicos desfalques do treinadores serão os atacantes Robson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Valentin Depietri, lesionado.
Quem deve ter problemas com desfalques é o treinador Dorival Júnior, do Flamengo. Por conta da Data FIFA, os atletas Pulgar, Vidal, Varela, Arrascaeta e Everton Ribeiro não jogarão a partida por estarem com suas respectivas seleções (Chile, Uruguai e Brasil). Além deles, os pontas Marinho e Everton foram expulsos contra o Fluminense na última rodada e também não atuam diante do Leão.