O primeiro mês de 2025 registrou menos crimes violentos letais e intencionais (CVLIs). O trabalho das Forças de Segurança do Ceará resultou na redução de 16,5% nos CVLIs ocorridos em Fortaleza em janeiro. Com 66 registros no período, são 13 casos a menos, em comparação com o primeiro mês do ano passado, quando ocorreram 79 mortes violentas.
O Ceará também apresentou diminuição no indicador. Em janeiro deste ano, houve redução de 5,3% nos CVLIs no Estado. Aconteceram 269 casos, enquanto no mesmo período de 2024, houve 284 CVLIs, 15 ocorrências a menos. Os dados foram extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Para o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, o resultado positivo representa a união entre o empenho dos servidores do Sistema de Segurança Pública, investimentos do Governo do Ceará, a integração entre os órgãos e a aplicação de estratégias focadas em gestão por resultado.
“A segurança pública é um desafio no Brasil inteiro. Aqui, no Ceará, também é um desafio, mas com o empenho dos senhores e das senhoras, com o profissionalismo diário, com as condições de trabalho que estamos buscando dia e noite para que os nossos agentes trabalhem com dignidade, nós conseguimos reduzir progressivamente esses indicadores e assim trazer cada vez mais paz e tranquilidade para a nossa sociedade”, disse Roberto Sá.
INTERIOR SUL E RMF
Nos municípios que fazem parte do Interior Sul, a redução dos CVLIs no mês passado ficou em 17,2%, com 53 registros no período. Comparando com janeiro do ano passado, foram 11 ocorrências a menos. Naquele mês, aconteceram 64 casos de mortes violentas nos municípios que compõem a região. Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a diminuição ficou em 1,5%, com 64 CVLIs em janeiro de 2025, contra 65 casos no primeiro mês do ano passado.
INVESTIMENTOS E RESULTADOS
A partir de julho de 2024, o Governo do Ceará, por meio da SSPDS, intensificou os investimentos e estratégias para auxiliar na redução dos indicadores criminais. Em novembro de 2024, foram entregues 3.527 novos equipamentos e licenças que permitirão com que o Ceará tenha a maior rede integrada de radiocomunicação nas Forças de Segurança do Brasil.
Em 2024, foram convocados 1.623 novos policiais militares, representando o compromisso do Governo do Estado em assegurar boas condições de trabalho e estimular os profissionais das Forças de Segurança, já reconhecidos pela sociedade cearense pelos serviços prestados.