Caio Salgueiro
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
caio.salgueiro@opiniaoce.com.br
DAVID MOTA
david.mota@opiniaoce.com.br
Ceará e Fortaleza aproveitam a semana cheia para se prepararem objetivando os jogos da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece neste fim de semana. O Vovô recebe o Athletico/PR, neste sábado, 27, às 21h, na Arena Castelão, enquanto o Leão visita o São Paulo, no domingo, 28, no Morumbi, às 16h.
O Alvinegro de Porangabuçu realizou nesta quinta-feira, 25, o segundo treino de preparação para o duelo deste fim de semana. A atividade foi encabeçada pelo auxiliar Juca Antonello, que comandou a equipe na última derrota, onde empatou com o Red Bull Bragantino e está como interino.
O novo técnico da equipe, Lucho González, deve chegar hoje (26) à capital cearense, junto de seus auxiliares Emanuel Depaoli e Walter Scarinci e do preparador físico Diego Giachinno. Para o jogo contra o Furacão, Juca ainda será o comandante da equipe.
A primeira partida da nova comissão técnica alvinegra será apenas diante do Flamengo, na 25ª rodada, no próximo dia 4, às 11 horas da manhã. Para o duelo de amanhã, o Vovô contará com a volta de Nino Paraíba, que cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo contra a equipe do RB Bragantino. Os meio-campistas Diego Rigonato e Rodrigo Lindoso, além do atacante Cléber, seguem em processo de recuperação e não enfrentam o Furacão.
O lateral esquerdo Victor Luís não viajou para o jogo contra a equipe paulista e segue como dúvida para a partida deste sábado. O zagueiro Lucas Ribeiro, o lateral direito Michel Macedo e o meia Vina estão pendurados.
O treinador Luiz Felipe Scolari, o Felipão, da equipe paranaense, ainda não disse qual formação deve utilizar na partida. Porém, deve ser uma equipe alternativa, com reservas ou no máximo mista, já que o Ahtletico/PR enfrenta o Palmeiras na próxima terça-feira, 30, pela partida de ida das Semifinais da Copa Libertadores da América.
Já o Ceará vai com o que tem de melhor, visto que resta somente a competição nacional no calendário alvinegro para encerrar a temporada. O Vovô está a apenas três pontos da zona de rebaixamento, mesma distância da zona de classificação para a Copa Sul-Americana.
Então, essa partida é importante para os planos futuros da equipe cearense. O Fortaleza também realizou treino de preparação ontem, mas à tarde. O Leão é o líder do returno e a única equipe 100% no período, onde soma quatro vitórias consecutivas e ainda não sofreu gol desde que a tabela do campeonato entrou na sua reta final.
As notícias boas não param, para a partida de domingo: o treinador Juan Pablo Vojvoda terá o retorno de três atletas que cumpriram suspensão automática pelo excesso de cartões amarelos na última rodada – o zagueiro Marcelo Benevenuto, o volante Zé Welison e o atacante Thiago Galhardo.
O Tricolor não possui nenhum atleta no departamento médico, o meia Lucas Crispim finaliza período de transição e o zagueiro Ceballos já treina, mas leve, após choque de cabeça na última partida, onde saiu desacordado de campo.
Além de poder contar com todo seu elenco e estar em uma fase excelente, o Fortaleza enfrenta um adversário em um período de calendário cheio. Antes do duelo deste fim de semana, o São Paulo enfrentou o Flamengo, no mesmo palco de domingo, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, e perdeu por 3 a 1.
No meio da semana seguinte, após o duelo contra o Leão do Pici, o Tricolor Paulista também tem um compromisso, também pela ida das semifinais, mas dessa vez da Copa Sul-Americana. Então, pode não utilizar os seus titulares na partida do fim de semana, visando aos duelos pelas copas.
Apesar da partida ser fora de casa, o Fortaleza tem um bom retrospecto recente contra o São Paulo, como visitante. Nas últimas três visitas ao estádio paulista, o Leão não saiu derrotado nos 90 minutos em nenhuma delas. Em 2020, pela Copa do Brasil, empate por 2 a 2, mas o Tricolor Paulista levou a melhor nos pênaltis e saiu classificado.
Pela Série A do ano passado, vitória dos cearenses por 1 a 0, e, pela Copa do Brasil do ano passado, novo empate em 2 a 2, mas que depois viria a classificar o time do Pici, que venceu a volta no Castelão.