Voltar ao topo

17 de abril de 2025

Ceará e Fortaleza disputam título do Campeonato Cearense no Castelão

Em caso de título tricolor, o Leão conquista penta inédito para o clube; Vovô também tenta vencer o estadual, troféu que não levanta desde 2018
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC e Felipe Santos/Ceará SC

Compartilhar:

Ceará e Fortaleza se enfrentam no sábado, 8, pelo segundo jogo da final do Campeonato Cearense, na Arena Castelão, às 16h. A partida vai definir o campeão cearense de 2023, com vantagem do empate para o Leão do Pici, que venceu a primeira disputa por 2 a 1, no último sábado, 1º. Caso o Tricolor seja campeão, ele conquista o pentacampeonato inédito para o clube. A partida será transmitida pela TV Cidade.

O Fortaleza precisa apenas de um empate para conquistar o tão sonhado pentacampeonato. Vindo de uma goleada por 4 a 0 na quarta-feira, 5, contra o Palestino-CHI, pela primeira rodada da fase de grupos da Sul-Americana, o Leão do Pici teve menos tempo que o rival para se preparar para o confronto.

Na coletiva após o jogo de quarta, o técnico Juan Pablo Vojvoda, falou sobre a partida contra o Ceará. “Cada um vai fazer seu planejamento de jogo, mas acho que vai ser um jogo equilibrado, como uma final”, disse o treinador. “Cada treinador vai fazer sua estratégia, mas o que vai definir dentro de campo, como sempre, são os jogadores”, acrescentou.

“Reconhecemos que temos um bom elenco, reconhecemos também a realidade que estamos, com uma diferença pela primeira final, mas sabemos também que é uma final. Então vamos sabendo que somos um bom time, mas tendo consciência que é uma final”, completou Vojvoda sobre a partida.

O Fortaleza não vai contar com os atletas João Ricardo e Pedro Rocha, que se recuperam de lesão muscular e de cirurgia no joelho, respectivamente. Com nenhum suspenso, Vojvoda tem todos os outros jogadores à sua disposição. Na primeira partida, o treinador surpreendeu a torcida com entradas de jogadores como Tinga, Bruno Pacheco e Lucas Sasha, e com a saída do volante Hércules e do meio-campista Calebe. Mesmo com a dificuldade de prever os onze iniciais do Fortaleza, o técnico deve ir a campo com a seguinte escalação: Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Caio Alexandre, Pochettino, Calebe; Moisés e Lucero.

SUPERAÇÃO

Para conquistar o título, o Vovô precisa reverter o placar desfavorável de 2 a 1 na primeira partida. Na ocasião, poderia ter sido pior para o Alvinegro, se Danilo Barcelos não tivesse convertido o pênalti no final da partida para marcar o gol de honra do Ceará. Com o resultado, uma vitória simples é o suficiente para levar a disputa para os pênaltis. Caso vença por dois ou mais gols de diferença, o Vozão será o campeão estadual, título que não conquista desde 2018.

Na coletiva pós-jogo da primeira partida da final, o técnico Gustavo Morínigo declarou a importância dessa semana sem jogos para o Alvinegro. “Nós precisávamos já de uma semana, não só para trabalhar, mas sim para descansar, recuperar, trabalhar, e ficar em ótimas condições para esse jogo de sábado”, disse o treinador paraguaio. Para o segundo jogo, Morínigo não vai contar com o capitão Richardson, suspenso.

“Temos Caíque, que eu chamo de “titular de fora”, aguardando o seu momento e que sempre entra bem. Então estamos tranquilos, sabemos que tanto Caíque, Maranhão [Willian Maranhão], Léo [Léo Rafael], que também joga na posição, vão entregar o melhor”, falou o técnico sobre a ausência do capitão.

Sem Richardson, mas com todos os outros atletas à disposição, Gustavo Morínigo deve ir a campo com a seguinte escalação: Richard; Warley, Tiago Pagnussat, David Ricardo, Willian Formiga; Caíque, Arthur Rezende, Guilherme Castilho; Erick, Vitor Gabriel e Janderson.

[ Mais notícias ]