Voltar ao topo

13 de outubro de 2024

Ceará e Fortaleza de volta a campo para jogos neste domingo

Compartilhar:

Fortaleza e Ceará entram em campo pelo Brasileirão. Vovô e Leão enfrentam Goiás e Athletico/PR, respectivamente, pela 11ª rodada do campeonato

DAVID MOTA
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br

Mendonza e todo elenco alvinegro embarcaram para Goiânia, onde enfrentarão o Goiás (Fausto Filho/Ceará SC)

Após a rodada do meio de semana, Ceará e Fortaleza voltam a campo neste domingo, 12, pelo Campeonato Brasileiro. Em jogos válidos pela 11ª rodada da competição, o Vovô visitará o Goiás, às 16 horas, no estádio Hailé Pinheiro, enquanto o Leão receberá o Athletico/PR, na Arena Castelão, às 19 horas.

No duelo da tarde de domingo, Goiás e Ceará se enfrentarão após ambas equipes conquistarem pontos importantes fora de casa. Mas as semelhanças não param por aí, as duas equipes estão coladas na classificação, o Vovô ocupa a 12ª posição, com 13 pontos conquistados, enquanto o Esmeraldino vem logo atrás, em 13º, com a mesma quantidade de pontos somados.

Aliás, as campanhas das duas equipes são idênticas, com três vitórias, quatro empates e três derrotas, em 10 jogos disputados. A diferença está no saldo de gols, onde o Alvinegro marcou 12 gols e também sofreu 12, tendo saldo de zero, enquanto o Verdão soma 11 tentos, contra 13 sofridos, tendo um saldo negativo de dois gols.

Os donos da casa vêm de uma sequência de três partidas como visitantes, onde venceram o Red Bull Bragantino, pela Copa do Brasil, por 1 a 0 no tempo normal e por 9 a 8 nos pênaltis, conseguindo a classificação, e depois venceu o Botafogo por 2 a 1, no estádio Nilton Santos, pelo Brasileirão, e empatou com o Fortaleza, por 1 a 1, na Arena Castelão, também pelo Campeonato Brasileiro. Já os visitantes da vez, vêm embalados após vencerem o América/MG, no estádio Independência, por 2 a 0.

Se observar a sequência inteira, o Ceará está há cinco jogos sem perder longe dos seus domínios, sendo quatro pelo Brasileirão e um pela Sulamericana. Nesse período, o Vovô empatou com o Santos por 0 a 0, venceu o Independiente/ARG, por 2 a 0, pela competição internacional, empatou com o São Paulo por 2 a 2, venceu o Fortaleza, por 1 a 0, na Arena Castelão, mas com mando tricolor, e depois venceu o Coelho.

Olhando o confronto entre as duas equipes, Goiás e Ceará, o cenário parece se repetir. Nas últimas seis vezes que se enfrentaram, apenas uma vez os donos da casa saíram vencedores, foi em 2019, quando o Verdão venceu o Vovô por 2 a 1. Nos outros cinco duelos, são três vitórias dos visitantes e dois empates. No último deles, no mesmo palco do jogo deste fim de semana, o Alvinegro venceu por 4 a 0, pelo Brasileirão de 2021.

DUELO DE OPOSTOS
Na Arena Castelão, acontecerá o duelo de opostos. O lanterna Fortaleza receberá o Athletico/PR, que é o 3º colocado. Enquanto o Leão, mesmo em caso de vitória, não consegue sair da lanterna, mas seria importante para se aproximar da saída da zona de rebaixamento, o Furacão, dependendo dos resultados da rodada, pode até assumir a liderança do campeonato.

Vencer o Furacão não é uma situação fácil: os paranaenses já somam seis partidas sem perder, sendo cinco vitórias e apenas um empate nesse período, em jogos por duas competições. O Rubro-Negro empatou com o Santos, por 2 a 2, e venceu Libertad/PAR e Caracas/VEN, pela Libertadores, e Avaí, Cuiabá e Juventude, pelo Brasileirão. As duas últimas como visitante, inclusive, mesmo cenário que terão que enfrentar neste domingo.

O Leão tem a mesma quantidade de partidas, mas negativa, são seis jogos sem vencer como mandante. A última vitória foi contra o Alianza Lima, por 2 a 1, pela Libertadores, no final do mês de abril. De lá para cá são seis jogos, com quatro empates e duas derrotas, a curiosidade fica por conta dos placares, que se repetiram. Todos os empates foram em 1 a 1, com River Plate/ARG, São Paulo, Juventude e Goiás, e todas as derrotas foram por 1 a 0, contra Fluminense e Ceará.

Nos últimos sete jogos entre as equipes, o Fortaleza venceu apenas um, empatou outro e saiu derrotado nos outros cinco. Porém, o torcedor tricolor se apega no fato que a vitória veio no último encontro, na Arena Castelão, quando o Leão venceu por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado.

[ Mais notícias ]