Voltar ao topo

11 de setembro de 2024

Ceará e Ferroviário se preparam para Cearense; Fortaleza joga pelo Nordestão

Após vitórias no fim de semana, Ferroviário e Fortaleza chegam embalados; Ceará tenta se recuperar após sofrer goleada
Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Compartilhar:

Após vencerem na rodada de estreia da Copa do Nordeste de 2023, que aconteceu no último fim de semana, Ferroviário e Fortaleza chegam embalados para os jogos desta semana. O Leão do Pici jogará na quinta-feira, 26, contra o Sergipe, no Estádio Presidente Vargas. O Ferrão jogará nesta quarta-feira, 25, diante do Atlético Cearense, em duelo válido pela segunda rodada do Campeonato Cearense. No mesmo dia, o Vozão joga contra o Pacajus, em jogo válido também pela fase de grupos do Estadual deste ano.

A equipe alvinegra busca se recuperar após perder para o Ferroviário por 3 a 0 na sua estreia na fase de grupos do Nordestão, que aconteceu no último domingo, 22. Na ocasião, o Vovô levou dois gols do atacante Ciel e um golaço anotado por Erick Pulga. Foi a primeira derrota da equipe nesta fase da competição após quase cinco anos.

O último revés do Alvinegro antes do mata-mata da Copa do Nordeste foi em fevereiro de 2018, quando perdeu para o Sampaio Corrêa por 1 a 0, com gol de Fernando Sobral, que viria a se transferir para o Ceará na temporada seguinte. Agora, após a derrota no torneio regional, o Ceará busca a recuperação diante do Pacajus, novamente no PV. O duelo será pela segunda rodada do Cearense de 2023. Na competição, o escrete preto-e-branco já soma uma vitória em um jogo, no qual goleou o Guarani de Juazeiro por 5 a 0.

O meia-atacante Chay, que fez sua estreia no último domingo, falou, em entrevista coletiva após a partida, que é normal o time ter oscilações, e que o elenco segue trabalhando durante a semana em preparação para o próximo duelo. “É o início de um trabalho. Embora tenha bastante jogadores que estavam no Ceará no ano passado, tem um pessoal que está chegando. É um novo grupo, com um novo treinador, e a gente está se adaptando às coisas. É natural em algum momento a gente não ir bem, como no caso de hoje. Não fomos bem na estreia da Copa do Nordeste, mas vamos continuar trabalhando durante a semana para irmos ajustando o que estamos errando e seguir em frente esse trabalho, que é muito promissor”, disse.

O TUBARÃO
Assim como o Ceará, o Ferroviário jogará pelo Cearense neste meio de semana. O Coral enfrentará o Atlético Cearense, em duelo válido pela segunda rodada do campeonato estadual. Diferente do rival alvinegro, o Ferrão chega embalado para o duelo, justamente após goleada por 3 a 0 contra o Ceará, em jogo pelo regional no último domingo. No Cearense deste ano, o Ferroviário conta com uma vitória em um jogo. Na estreia, o escrete vermelho-preto-e-branco venceu o Barbalha por 4 a 0.

Surpreendendo, o Ferrão já conta com duas vitórias em dois jogos na temporada e sete gols marcados. O atacante Ciel, de 40 anos, é o artilheiro do time, com cinco tentos anotados, sendo dois de pênalti. O jogador é, também, artilheiro isolado do Cearense, com três gols, e artilheiro do Nordestão, com dois, marcados contra o Ceará na estreia. Agora, o próximo desafio da equipe será amanhã, contra o Atlético Cearense, às 15h30, no Estádio Elzir Cabral. O Águia da Precabura vem de um empate no certame, diante do Pacajus.

O LEÃO
Diferentemente de Ceará e Ferroviário, o Fortaleza jogará a Copa do Nordeste no meio da semana. O duelo da equipe será na quinta-feira, contra o Sergipe. O Leão chega embalado após estrear na competição com vitória. Com gols de Hércules e Silvio Romero, o Tricolor de Aço superou o Campinense-PB no último sábado, e garantiu três pontos na fase de grupos do certame regional.

Até o momento, a equipe tricolor soma três vitórias em três jogos na temporada. Para o próximo confronto, o questionamento que fica é: qual será a escalação que o técnico Juan Pablo Vojvoda fará no jogo? Com uma alta competição por posição, a tendência é de manutenção do rodízio ao longo do ano. Apesar da base principal com pilares como Pikachu, Thiago Galhardo e Benevenuto, a comissão técnica deve mudar peças pontuais a cada partida para evitar lesões nos torneios – disputa também a Copa do Brasil, Série A e Libertadores.

Nos jogos até aqui, Vojvoda vem alternando entre o 3-4-3 e o 3-5-2, com diversas peças ganhando espaço, como o meio-campista Sammuel, de 21 anos, e os reforços Lucas Esteves e Bruno Pacheco, que já foram testados. Sete jogadores ainda restam para atuar pela equipe. O meio Tomás Pochettino foi regularizado na tarde desta última segunda, 23, e os atacantes Lucero e Júnior Santos ainda aguardam regularização para jogar. Os goleiros Luan Polli e Kennedy, o zagueiro Habraão e os atacante Gustavo Coutinho ainda não estrearam por opção técnica da comissão.

[ Mais notícias ]