O Ceará foi derrotado neste domingo, 23, pelo Atlético-GO e viu sua situação se complicar ainda mais no Brasileirão Série A e aumentar a pressão sobre o time, que não consegue vencer há sete partidas. Com o resultado, o Vozão estacionou nos 34 pontos, ocupando a 16ª colocação – última antes do primeiro time do Z-4, que agora é o próprio Dragão, com 33 pontos. As equipes se enfrentaram no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Ceará só não corre risco de entrar na zona da degola nesta rodada graças à derrota do Cuiabá (18º, com 33 pontos) diante do Goiás (14º), por 2 a 1. Já o Coritiba (15°), que iniciou a rodada com o mesmo número de pontos do Ceará, empatou com o Internacional, próximo adversário do Alvinegro e que luta na parte de cima da tabela.
Na saída de campo, o zagueiro Luiz Otávio comentou o resultado. “Principalmente agora, mais uma vez, uma palavra que me define é resiliência. É viver para lutar mais um dia. A gente trabalha, mas nem sempre as coisas saem como a gente quer e não estamos rendendo o que nos é esperado”, disse o atleta. Questionado sobre o episódio na rodada passada, no qual a torcida acabou invadindo o campo e o próprio zagueiro foi cercado, Luiz Otávio disse se tratar de um episódio “lamentável”, mas que são “águas passadas”.
“O torcedor de verdade vai apoiar independente da situação do time”, frisou.
Primeiro tempo
Também precisando dos 3 pontos e empurrado pela torcida, o Dragão começou pressionando e propondo as ações do jogo. Luiz Fernando articulou as principais ações dos donos da casa, exigindo as intervenções do goleiro João Ricardo – melhor jogador em campo na primeira etapa. Logo após os minutos iniciais, o Ceará passou a tocar a bola no setor de meio de campo e o Atlético-GO a assustar nos contra-ataques em velocidade. Wellington Rato teve chance aos 8 minutos, mas foi parado pelo goleiro alvinegro. Aos 9, a melhor chance do Vozão no primeiro tempo: Mendoza pegou bem da boca da área e bateu forte, de direita. A bola, no entanto, explodiu na trave.
O Ceará manteve a posse de bola, mas sem conseguir furar a defesa adversária. Guilherme Castilho e Vina não conseguiram imprimir velocidade no meio de campo, deixando o Alvinegro previsível no setor de criação. Com isso, o Dragão conseguia achar os espaços. Aos 22, Wellington Rato chutou e conseguiu o escanteio para os donos da casa. Após mais uma cobrança, a zaga cearense não conseguiu afastar a bola e o Dragão abriu o placar, aos 23 minutos. A bola foi lançada na área e o zagueiro Lucas Gazal ganhou da marcação alvinegra, acertando, de cabeça, o ângulo direito de João Ricardo. Na etapa final do primeiro tempo, o Ceará se lançou ao ataque, mas pouco criou dificuldades para o goleiro Renan.
Segundo tempo
O Vozão voltou para o segundo tempo com duas alterações: saíram Guilherme Castilho e Victor Luiz para as entradas de Lima e Fernando Sobral. Aos 2 minutos, porém, Mendoza deixou o campo chorando, sentindo dores, dando lugar a Erick. Logo no início, Jô fez o pivô e tocou para Vina, que mandou uma bomba na direção do gol. O goleiro Renan afastou o perigo. Lima também buscou finalização e foi barrado pelo goleiro do Dragão. Aos 8 minutos, Erick balançou as redes, mas foi marcado impedimento, confirmado pelo VAR. Após os 10 minutos, o Ceará foi perdendo volume e os donos da casa começaram a se reaproximar da grande área cearense.
Tentando dar mais volume, Lucho trocou Richardson por Zé Roberto. A bola pouco chegava, no entanto. Aos 31 minutos, após bola cruzada na pequena área, o zagueiro Luiz Otávio perdeu um gol sozinho, já sem goleiro. Após isso, o Atlético continuou a pressão no ataque, mas Nino Paraíba e Bruno Pacheco conseguiam barrar as jogadas. Aos 36 minutos, o zagueiro Messias pediu para sair e entrou Gabriel Lacerda, última alteração do Lucho na partida. Mesmo com as mudanças, o Vozão não conseguiu criar mais jogadas, deixando o jogo morno no meio de campo e sem levar perigo à meta adversária. Sem conseguir assustar, o Vozão não mexeu no placar e somou mais uma derrota no Brasileirão.
Próximo confronto
O Ceará volta a jogar na quarta-feira, 26, contra o Internacional, vice-líder da competição. O duelo acontece a partir das 21h45, no Beira-Rio. Já o Atlético-GO visitará o São Paulo na quinta-feira, 27, às 19h, no Morumbi.