São Paulo e Ceará abriram nesta quarta, 3, o confronto das Quartas de Final da Copa Sul-Americana, que decidirá quem vai passar para as Semifinais. O jogo de ida aconteceu no Morumbi e acabou com vitória simples do Tricolor, com gol marcado por Nikão. No fim da partida, João Ricardo ainda defendeu um pênalti.
Jogando a primeira partida em casa, o Tricolor Paulista começou com mais volume, impondo o seu ritmo de jogo para aproveitar a atmosfera do Morumbi lotado, e Igor Gomes teve a primeira chance do jogo, pegando rebote e finalizando duas vezes em sequência, vendo a bola explodir na zaga alvinegra e sair em escanteio.
O Vovô perdeu Diego Rigonato logo no primeiro minuto de jogo, após sentir lesão na coxa direita, mas mesmo com menos posse de bola que o adversário, o Alvinegro chegou por duas vezes muito perto de abrir o placar, aproveitando dois erros do São Paulo.
O primeiro vacilo aconteceu com Léo, que perdeu a bola para Nino Paraíba e viu o lateral do Ceará invadir a área e finalizar na trave. A bola passou por todo mundo e acabou com a equipe mandante, que saiu em contra-ataque.
A outra grande chance do Vovô veio com Mendoza e Richard Coelho. O zagueiro Miranda tentou proteger a bola para saída de Felipe Alves, mas o volante alvinegro se esticou e desviou a bola para o meio da área, deixando em disputa para Mendoza e Felipe Alves. O atacante colombiano ainda chegou primeiro, mas a bola desviou no goleiro, que se jogou no chão, e ficou nos pés da defesa tricolor.
Já nos acréscimos, a grande chance da primeira etapa. Após escanteio cobrado por Igor Vinícius, Igor Gomes ganhou disputa pelo alto e desviou para o centro da área, a bola sobrou para Léo, que finalizou cara a cara com o goleiro João Ricardo, que fez grande defesa. O duelo foi para o intervalo empatado sem gols.
2º tempo
O São Paulo começou a etapa final pressionando, em busca de fazer o resultado. Logo nos primeiros minutos, a pressão resultou em quatro escanteios consecutivos para o Tricolor, mas todos parando na defesa alvinegra, que cortava.
O Vovô chegou com perigo com a dupla Vina e Mendoza. O meia disparou pela ponta direita e jogou a bola na área, buscando o atacante colombiano, que se esticou todo mas acabou não alcançando a bola.
Os donos da casa resolveram mexer e fizeram três alterações de uma vez só, entre elas, a entrada de Nikão no lugar de Luciano. Menos de cinco minutos em campo foram o suficiente para o meia abrir o placar para o Tricolor. Nikão recebeu na área, dominou e finalizou de esquerda, estufando as redes de João Ricardo. 1 a 0 para o São Paulo.
Aproveitando o embalo após o gol, o Tricolor estava melhor na partida e aproveitou o momento. Em disputa na área, Calleri caiu alegando ter sido atingido por Victor Luís, o atacante argentino estava sangrando e o árbitro de campo foi chamado pelo árbitro de vídeo. Após conferir, foi marcado pênalti para o São Paulo e cartão amarelo aplicado para o lateral alvinegro. Na cobrança, João Ricardo defendeu e ainda pegou à queima-roupa, o rebote de Igor Vinícius.
Abalado após perder a cobrança, o São Paulo diminuiu o ritmo e passou a cadenciar mais o jogo. O Ceará percebeu isso e cresceu, em busca do empate. No fim da partida, Vina ainda tentou algo, desviando a bola para o meio, mas Miranda afastou o perigo. A partida terminou com vitória simples dos donos da casa.
As duas equipes agora focam as suas atenções no Campeonato Brasileiro, que tem a rodada de número 21 neste fim de semana, e após isso, terão o confronto de volta, marcado para a próxima quarta, 10, às 19h15, na Arena Castelão.