Voltar ao topo

18 de março de 2025

Ceará é 3º estado do Nordeste com maior índice de tentativas de fraude em compras online

A pesquisa foi realizada pelo Mapa da Fraude, com relatório da empresa ClearSale, referência em inteligência de dados e soluções antifraude
Foto: Reprodução/Pixabay

Compartilhar:

O Nordeste foi a região do Brasil com a maior porcentagem de tentativa de fraudes em compras online em 2023, com índice de 1,6%. Conforme estudo, o Ceará, entre os nove estados nordestinos, aparece na terceira posição em número de pedidos, quantidade de tentativas de fraude, índice percentual de quantidade de tentativa de fraude e valor total após tentativas de fraudes. Os dados são do Mapa da Fraude, relatório da ClearSale, empresa referência em inteligência de dados e soluções antifraude em diversos segmentos. 

Conforme o Mapa da Fraude, o Ceará teve, durante o ano de 2023, um total de 6,8 milhões de pedidos. Desses, 108,8 mil equivaleram a tentativas de fraude, um índice de 1,6%. As tentativas de fraude acarretaram em R$ 100,7 milhões de valor total. Em relação ao ticket médio das tentativas (referente ao valor por tentativa), o Estado foi o oitavo da Região, em R$ 926,09, segundo ticket por tentativa de fraude mais baixo do Nordeste.

De acordo com a pesquisa, a Bahia foi o estado com maior número de pedidos, que supera o percentual de fraudes. Já em relação ao ticket médio das tentativas, o primeiro lugar ficou com Alagoas. Em relação às demais regiões do País, a segunda que apresentou maior índice na tentativa de fraudes foi o Norte, com 1,4%, seguido de Centro-Oeste (1,3%), Sudeste (1,3%) e Sul (0,7%).

DEMAIS RESULTADOS

A partir do estudo, conforme o Mapa da Fraude, foi possível identificar que o meio de pagamento com maior número de pedidos foi o cartão de crédito. Já Wallet (pagamento por carteira digital) obteve o maior percentual de tentativas em relação ao total de pedidos, com 3,2%, enquanto o financiamento apresentou o maior ticket médio de transações fraudulentas na região, com R$1.822,75.

O Mapa da Fraude apontou que os golpistas da região Nordeste operam principalmente através da Invasão de Cadastro (Account Takeover) e de Retirada em Loja e Cartões Gerados. As categorias que mais sofreram tentativas de fraude foram TV/Monitor (5%); Celular (4,5%) e Esportes (2,6%).

Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.

A CLEARSALE

A ClearSale (CLSA3), com mais de duas décadas de experiência no combate às fraudes digitais, é referência em inteligência de dados e oferece um portfólio completo com soluções flexíveis e adaptáveis às necessidades individuais de cada negócio, composto por múltiplas camadas de proteção e antecipação de riscos em diversos setores como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações.

Por meio da sua base de clientes, a ClearSale possui um robusto banco de dados que impulsiona um efeito de rede de proteção singular, sendo a empresa que melhor conhece o comportamento digital do consumidor brasileiro. Os especialistas em fraude da companhia lideram a gestão de riscos, dedicados a detectar padrões de ataques e implementar soluções tecnológicas com o mínimo de fricção para combater qualquer tipo de fraude.

[ Mais notícias ]