Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Ceará divulga nesta quinta-feira (22) PIB do Estado do primeiro trimestre de 2023

Segundo informações preliminares divulgadas pelo Ipece, o setor de Serviços apresentou o melhor desempenho no primeiro trimestre de 2023
Foto: Reprodução/CDL

Compartilhar:

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, divulga nesta quinta-feira, 22, às 14h30, o resultado detalhado do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará referente ao primeiro trimestre de 2023. O anúncio ocorrerá no auditório do Ipece, localizado no Edifício Seplag, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, na Avenida General Afonso Albuquerque, s/n, no bairro Cambeba, em Fortaleza.

Segundo informações preliminares divulgadas pelo Ipece, o setor de Serviços apresentou o melhor desempenho no período analisado. Além disso, uma nova previsão para o PIB de 2023 também será anunciada durante a divulgação.

O Ceará é um dos 11 estados brasileiros que realizam o cálculo do PIB, fornecendo indicadores sobre a tendência do desempenho econômico no curto prazo, um indicador importante para acompanhar o desenvolvimento da região e identificar tendências que influenciem o mercado e as políticas públicas.

A metodologia, segundo o Ipece, segue a mesma ponderação das Contas Regionais e leva em consideração os resultados dos setores de Agropecuária, Indústria e Serviços, desagregados por suas atividades econômicas. No entanto, conforme o órgão, é importante destacar que as informações e resultados divulgados são preliminares e estão sujeitos a retificações.

As Contas Regionais definitivas serão calculadas em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as 27 Unidades da Federação, fornecendo dados mais precisos sobre o desempenho econômico do estado. Junto com Ceará, Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, realizam o cálculo do PIB por meio dos indicadores do desempenho econômico no curto prazo.

ÚLTIMOS RESULTADOS

Em março deste ano, o Ipece divulgou que o Ceará fechou 2022 com crescimento no PIB de 0,96% em relação a 2021. No último trimestre do ano passado, o crescimento foi de -0,70% na comparação com igual período do ano anterior, e de -1.68% em relação ao terceiro trimestre de 2022. Conforme o órgão, a estimativa do PIB do Ceará para este ano é de 1,33% que, caso seja concretizada, será maior que a projeção do índice nacional, de 0,85%, previsto pelo relatório Focus do Banco Central. Em dezembro, a expectativa para 2023 era de uma taxa de 2,19% para o PIB estadual, enquanto a nacional estimada chegava a 0,75%.

Neste último resultado, o setor agropecuário foi o que registrou o melhor resultado, com crescimento de 7,70% em 2022. O setor de serviços teve um desempenho positivo no Estado, com um aumento de 1,92%, contudo, esse resultado ficou abaixo do índice nacional, que alcançou 4,2% de crescimento. A indústria cearense enfrentou um período desafiador, com uma queda de 6,28% em 2022. Enquanto isso, o índice nacional apresentou um crescimento de 1,6% no mesmo período.

[ Mais notícias ]