Voltar ao topo

22 de abril de 2025

Ceará deve recorrer a Lula caso o ministro da Agricultura não barre importação de camarão

Nesta semana, o secretário afirmou que camarões do Peru e Equador estão sob o risco de estarem contaminados com doenças que podem impactar a carcinicultura brasileira
Lula e governador Elmano de Freitas durante visita do presidente ao Ceará em maio de 2023. Foto: Beatriz Boblitz/Arquivo Opinião CE

Compartilhar:

O secretário estadual da Pesca e Aquicultura do Ceará, Oriel Nunes Filho (PDT), afirmou ao OPINIÃO CE que o Governo vai recorrer ao presidente Lula (PT) caso o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), não barre a importação de camarão para o Brasil. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é a pasta que possui a decisão sobre o barramento ou não de importações, já que verifica a sanidade dos produtos. Recentemente, o titular da Secretaria da Pesca e Aquicultura (SPA) afirmou que camarões do Equador e Peru estavam sob o risco de estarem acometidos com doenças, o que poderia impactar a carcinicultura brasileira.

Conforme Oriel, após a 27ª edição da PEC Nordeste – maior feira de agropecuária do Norte e Nordeste brasileiros -, que encerra neste sábado (8), o Governo do Ceará vai entrar em contato novamente com Carlos Fávaro para saber o posicionamento do ministro.

“Se não tiver [um posicionamento concreto], vamos entrar em mais uma articulação política, chamar o líder do Governo, [deputado federal] José Guimarães [PT], e o também deputado federal Domingos Neto [PSD], também envolvido nessa causa. Vamos mover céus e terras, se o ministro não resolver, vamos ter que ir até o Lula”, disse.

Como explicou o secretário, uma delegação cearense já se reuniu em Brasília tanto com Fávaro como com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD). Na ocasião, foi solicitado um prazo para um posicionamento das pastas, já que os ministérios estavam deslocados para prestar auxílio ao Rio Grande do Sul, durante o momento mais grave das enchentes que acometeram o estado.

Leia mais | Deputado quer instituir acompanhamento sanitário da produção de camarão no Ceará

Fávaro, de acordo com Oriel, prometeu que vai mandar uma fiscalização para verificar a situação dos camarões no Equador. O Governo do Ceará, no entanto, quer que haja o barramento imediato. “A gente não quer que ele mande essa fiscalização agora. Queremos que ele barre a importação para o Brasil e depois faça essa vistoria, para saber se o Equador está adequado”. Sobre os animais vindos do Peru, o secretário destacou que camarões exportados do país para a Europa estão sendo barrados.

[ Mais notícias ]