O Ceará espera receber deve receber 200 mil turistas no feriadão da Semana Santa, entre quinta-feira, 5, e domingo, 9. Na economia estadual, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) estima um impacto em torno de R$ 400 milhões de renda gerada em toda cadeia produtiva do turismo, apresentando um crescimento superior a 25% em relação ao mesmo período de 2022. Os locais mais procurados, conforme a Setur, são as serras, seguidas pelo litoral de Flecheiras/Mundaú, Porto das Dunas, Cumbuco e Jericoacoara.
De acordo com a secretária Yrwana Albuquerque, tanto as praias do litoral leste como do oeste vêm se destacando na preferência dos turistas. “O feriadão da Semana Santa é uma data muito importante para o turismo brasileiro, e no Ceará não é diferente. Notamos uma procura muito grande pelos destinos do nosso estado, localizados nas serras e em nosso litoral leste como oeste”, comenta.
A região do Cariri também deve ser muito buscada. O destino conta com uma rota turística composta por diversos equipamentos. “Além da estátua do Padre Cícero, temos a Rota Cariri, com mais de 50 equipamentos. Todos são ótimas opções para o turista aproveitar durante a estadia”, finaliza. Conforme o Ministério do Turismo (Mtur), o município de Juazeiro do Norte deve receber cerca de 150 mil fiéis durante as celebrações da Semana Santa.
SERTÃO EM DESTAQUE
Entre os fortalezenses, conforme pesquisa da Fecomércio Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), o Sertão aparece como o principal destino para o feriado. No geral, 44,6% dos entrevistados que irão viajar manifestaram o desejo de ir para a região. Segundo a pesquisa, por se tratar de um feriado mais longo e que coincide com o período de chuvas (fevereiro a maio), a Páscoa movimenta o turismo local, com uma parcela expressiva de pessoas viajando para o interior e para as praias.
TRANSPORTE NO CEARÁ
Segundo a Coordenadoria de Transporte da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), as empresas de transporte disponibilizarão 213 viagens extras para atender a demanda de embarques entre 6 e 10 de abril. A expectativa é que, até o término do período, somadas as viagens normais e extras, 1.022 viagens sejam realizadas durante os cinco dias, refletindo um aumento de 26% nas viagens normais.
A Socicam, empresa administradora dos Terminais Rodoviários de Fortaleza, estima que aproximadamente 31.290 passageiros deverão embarcar pelas rodoviárias, o que representa um aumento de 37% em relação à média normal de fluxo. Em comparação a igual período de 2022, é observado um acréscimo de 3,72% no número de pessoas que viajarão para alguma cidade do Ceará e de outros estados.
Os destinos mais procurados dentro do Ceará são Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Itapipoca e Quixadá. Já entre os destinos interestaduais mais buscados estão Teresina (PI), Natal (RN), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Mossoró (RN).