O presidente do Ceará, João Paulo Silva, convocou assembleia geral extraordinária para a alteração do estatuto do clube. O encontro está marcado para o próximo dia 11. Em nota oficial, divulgada na noite de quinta-feira (30), a diretoria convocou todos os associados aptos para participarem da votação, com o início marcado para às 9h. Os trabalhos devem se estender até às 20h.
A terceira e última reunião do Conselho Deliberativo da equipe foi finalizada na última segunda-feira (27), quando houve a discussão sobre a mudança estatutária do Ceará, finalizando o anteprojeto. As principais emendas propõem reduzir o prazo de 36 para 24 meses ininterruptos de adimplência para que o sócio-torcedor possa votar para a diretoria executiva, marcada para dezembro; garantir um coeficiente mínimo de 30% para mulheres na diretoria executiva do clube; além de aderir à votação paritária, quando o peso do voto do sócio-torcedor é o mesmo do conselheiro do clube para as eleições da diretoria executiva.
A aprovação do texto-base ocorreu de forma unânime pelo Conselho Deliberativo, em 14 de maio, e a reforma no Estatuto do clube foi elaborada pelos próprios conselheiros. O grupo é formado pelo presidente da comissão que formulou o texto-base para o novo estatuto, Antônio José Maia, e pelo assessor jurídico do comitê administrativo do Conselho, Ranieri Mena Barreto.
O presidente do Ceará se mostrou favorável ao voto do sócio-torcedor na próxima eleição da diretoria executiva e declarou, também, que sairá no final do ano, não participando da reeleição. “Já deixei claro que no final do ano eu saio, não vou para reeleição. Eu só quero duas coisas: o Ceará de volta à Série A do Campeonato Brasileiro e o voto do sócio-torcedor, para participar diretamente da eleição do próximo presidente e também dos trâmites do dia a dia do clube”, ressaltou João Paulo Silva, em coletiva, na quarta-feira (29).