Têm início nesta quinta-feira, 16, e seguem até o próximo dia 24 as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas nas instituições públicas de ensino superior. No Ceará, estão sendo ofertadas 11.333 vagas, o que representa pouco mais de 5% do total disponibilizado em todo o País (226.399). No geral, são 226.399 oportunidades, disponibilizadas em 128 instituições, sendo 63 universidades federais.
A informação foi divulgada pelo ministro da Educação (MEC), Camilo Santana (PT), no Twitter.
Bom dia a todas e a todos! Informo o número de vagas do Sisu 2023 disponíveis nas universidades brasileiras por estado da Federação. No total, são 226.399 oportunidades, disponibilizadas em 128 instituições, sendo 63 universidades federais. pic.twitter.com/fVyHxvWAZa
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) February 16, 2023
Além disso, segundo a Secretaria da Educação (Seduc) do Ceará, cerca de 100 mil alunos da rede pública estadual cearense fizeram o Enem em 2022 e podem participar da chamada. Para se inscrever, os estudantes interessados devem acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação até o dia 24 de fevereiro. O resultado da chamada regular está previsto para 28 de fevereiro.
Entenda:
- Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, os candidatos são selecionados por ordem de maior classificação.
- É necessário ter tirado nota na prova de redação maior do que zero.
- Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição no Sisu ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera.
- É necessário também ficar atento aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera.
O site do Sisu também disponibilizará informações sobre processos seletivos para o ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com financiamento especial para cursos superiores.
Todos os processos seletivos têm por base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo o Ministério da Educação, “os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies”.
UFC
A Universidade Federal do Ceará (UFC) participará mais uma vez do Sisu. Serão ofertadas 6.308 vagas em 111 cursos de graduação presencial em seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé. Dos cursos presenciais, apenas a licenciatura em Letras-Libras não se insere no Sisu, tendo sua seleção realizada por edital próprio.
Do total de vagas, 50% das vagas são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012, do governo federal. Dentro desta condição, há, ainda, vagas reservadas aos seguintes candidatos:
- cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo;
- autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI);
- pessoas com deficiência (PCD).
Segundo o governo, têm direito às vagas de cotas os candidatos que tenham obtido certificação do ensino médio por meio do Enem, de exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a nenhuma modalidade de cota.