Centro de Educação Infantil Juvenal Ferreira de Sousa ficou pronto com investimento de R$ 1,7 mi, do Tesouro do Estado e contrapartida municipal, para construção e equipamentos
Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br
Parte do pilar Tempo de Aprender do Programa Mais Infância Ceará, os Centros de Educação Infantil (CEIs) são espaços de aprendizagem, cuidado e estímulo ao desenvolvimento para crianças de até cinco anos.
Com uma unidade inaugurada nesta quarta-feira, 16, em Alcântaras, no Sertão de Sobral, o Ceará chega a 80 CEIs entregues à população cearense. A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a secretária da Educação, Eliana Estrela, entre outras autoridades, participaram da entrega do equipamento.
O Centro de Educação Infantil Juvenal Ferreira de Sousa ficou pronto com investimento de R$ 1,7 milhão, do Tesouro do Estado e contrapartida municipal, para construção e equipamentos. Cada CEI é composto de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.
O espaço pode receber até 208 crianças com atendimento voltado ao desenvolvimento e à educação infantil.
A obra do CEI de Alcântaras, de iniciativa da Secretaria da Educação (Seduc) e vinculada ao Programa Mais Infância Ceará, foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).
“O Ceará terá um marco importante na educação infantil. Não só pela construção de Centro de Educação Infantil, mas também capacitando, aprimorando, aperfeiçoando os profissionais da educação. Em cada Regional da Educação há um especialista, responsável para fazer o acompanhamento de toda a parte pedagógica da educação infantil dos municípios cearenses,” afirmou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.
A primeira-dama acrescentou que o Estado tem 20 Regionais da Educação, temos 20 técnicos especialistas da educação infantil para fazer o acompanhamento de crianças e de municípios. “Isso significa nossa atenção, nosso respeito pelas crianças do nosso Estado.”
“O equipamento realmente é muito bonito, um equipamento todo adequado à infância. E dentro tem também um projeto muito bonito, que é onde tem pessoas, onde tem as professoras, os servidores, as pessoas que, do dia a dia, junto com as crianças e suas famílias, vão ter condição de ter uma interação melhor por meio do lúdico, do cuidado com a natureza, de tudo isso, e aprender melhor. Esse projeto que se constrói no interior do CEI é o mais importante e são as pessoas que fazem”, detalhou a secretária da Educação, Eliana Estrela.
A expansão contínua garantirá a entrega de 254 Centros de Educação Infantil em todo o estado, com pelo menos um CEI nos 184 municípios cearenses. Os Centros de Educação Infantil integram as ações do Regime de Colaboração entre Estado e municípios cearenses.
Após a entrega, são cedidos às gestões municipais. “Tenho certeza que isso irá abrilhantar o trabalho dos professores que aqui irão trabalhar, passar seus conhecimento para as nossas crianças”, declarou o prefeito de Alcântaras, Joaquim do Quinca. deputado federal Leônidas Cristino participou da entrega.