Voltar ao topo

24 de julho de 2024

Ceará assina memorando para produção de energias renováveis e deve gerar 1.700 empregos

Contrato terá duração de cinco anos
Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

Compartilhar:

O Ceará assinou, nesta terça-feira, 27, um memorando de entendimento (MoU) com a empresa Lightsource bp visando ampliar o desenvolvimento de energias renováveis no Estado pelo período de cinco anos. A assinatura do memorando de entendimento tem como objetivo produzir projetos e energia elétrica sustentável e competitiva para o desenvolvimento da indústria cearense, inclusive de hidrogênio verde.

“Este é mais um passo para a consolidação do Ceará como a casa do hidrogênio verde no Brasil. Estamos oferecendo toda a infraestrutura necessária, como estradas e a nossa ZPE (Zona de Processamento de Exportação) para atrair empresas que potencializem o nosso Hub. É uma oportunidade única e histórica de promovermos o desenvolvimento sustentável, gerarmos empregos e dar mais oportunidades de renda para os cearenses”, comentou o governador Elmano de Freitas (PT), que assinou o memorando durante cerimônia Palácio da Abolição.

Atualmente, a Lightsource bp tem investido R$ 800 milhões na construção do Complexo Solar Milagres, em Abaiara, na região do Cariri. A previsão é a geração de 1.700 empregos diretos ou indiretos no Estado. O Complexo possui uma capacidade instalada de 212 mW e as usinas do parque fotovoltaico começarão a operar comercialmente no início de 2024, com o foco da produção para o mercado livre de energia.

“A assinatura deste MoU reforça o compromisso da Lightsource bp em expandir a produção de energia elétrica a partir da energia solar e nosso contínuo interesse em investir no Ceará, por meio do desenvolvimento de novos projetos que beneficiem a economia do estado e ajudem a torná-lo mais competitivo”, apontou Ricardo Barros, country manager da Lightsource bp no Brasil.

ATRATIVO INTERNACIONAL

Para Roseane Medeiros, secretária das Relações Internacionais, a presença de empresas como a Lightsource bp no Ceará, sobretudo em projetos no Interior, acaba criando uma janela de oportunidades em diversos pontos do estado. “Essa parceria possui muito potencial. Existe uma grande oportunidade de geração de emprego e renda no Interior, justamente por conta da localização desses parques, longe da Região Metropolitana de Fortaleza. Assim, conseguimos também levar esse desenvolvimento para outras áreas do estado”, comentou.

[ Mais notícias ]