Voltar ao topo

14 de janeiro de 2025

Ceará amplia número de turistas vindos do continente americano neste ano

Além disso, o Ceará já registrou, neste ano, 75% do total de estrangeiros contabilizados no ano anterior
Foto: Diulgação

Compartilhar:

De acordo com dados da Embratur e da Polícia Federal, de janeiro a agosto de 2024, o Ceará já registrou 75% do total de estrangeiros contabilizados no ano anterior. O número expressivo ressalta o crescimento no turismo internacional do Ceará e consolida o destino como líder na região Norte e Nordeste na atração deste público. Outro destaque é a descentralização das origens dos turistas. Em 2023, o fluxo de visitantes era predominantemente europeu (82,82%), enquanto a América Central e a América do Sul correspondiam a fatias menores. Já os números deste ano se apresentaram mais diversificados, com a Europa representando 73% dos turistas, seguida pela América do Norte (15,49%), América do Sul (10,27%) e outros (1,25%).

Conforme o Governo do Estado, o crescimento de turistas pelas Américas está diretamente relacionado à ampliação da malha aérea cearense, que inclui voos diretos para Miami e Orlando, nos Estados Unidos, e uma nova rota sazonal para Buenos Aires, na Argentina. Os voos diários entre Lisboa e Fortaleza, assim como França e Fortaleza, têm sido fundamentais para o fluxo de visitantes europeus no Ceará.

AUMENTO EM 2024

Até o final do ano, o número total de visitantes tende a se intensificar ainda mais devido às atratividades da região. Em 2023, a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE) levantou quase 1 milhão de turistas no período do ano novo, mostrando a força do Estado como um dos principais destinos turísticos do país.

A combinação de clima agradável, belas praias, gastronomia e hospitalidade dos cearenses conquistou o empresário suíço Kuno Zimmermann. “Venho para Fortaleza descansar do trabalho na Suíça. Quando consigo me organizar, venho pelo menos três vezes por ano”, conta. Para chegar ao Ceará, o empresário explica que precisa viajar de Suíça até Lisboa, em Portugal, de onde embarca em um voo da TAP para a capital cearense. A companhia aérea é responsável pelo transporte da grande parte dos europeus que desembarcam no estado, razão que justifica a oferta de nove frequências semanais entre os destinos.

[ Mais notícias ]