Voltar ao topo

4 de outubro de 2024

Ceará aguarda carga de 148 toneladas com insumos para modernização de parques eólicos

Carlos Alberto, diretor de logística da Câmara Brasil-Portugal, explica que o Ceará vem "recebendo grandes investimentos no setor energético"
Foto: Divulgação

Compartilhar:

A realidade do “hidrogênio verde” no Ceará vem potencializando os investimento no setor. Carlos Alberto Nunes, gerente comercial da Tecer Terminais, empresa que atua como prestadora de serviço operacional no Porto do Pecém, na Grande Fortaleza, explica que as eólicas onshores (produção da energia ‘do vento’ na costa) passam por um processo de renovação de tecnologia. Nos próximos dias, por exemplo, o Estado aguarda uma carga de 148,39 toneladas com 3 pás, 1 torre, 1 nacele, 1 rotor e mais 3 containers com diferentes acessórios para a torre. A previsão da chegada do navio é no próximo domingo, 7.

Carlos Alberto, que também é diretor de logística da Câmara Brasil-Portugal no Ceará, explica que o Estado vem “recebendo grandes investimentos no setor energético”. “É importante ressaltar que as turbinas terrestres irão ultrapassar a marca de 4 MW de potência. Isso representará uma redução do custo final da energia eólica, devido tanto ao ajuste do investimento quanto à melhoria da eficiência dos aerogeradores”, pontua.

O gerente comercial da Tecer Terminais, que também é membro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha do Ceará, aponta, também, a importância do funcionamento de parques de geração de energia híbridos – solares e eólicos – no Estado. “Com agilidade e baixo custo os parques eólicos ampliam suas produções com energia solar, pois já possuem licença ambiental e infraestrutura de rede montadas”, acrescenta. A capacidade instalável de geração híbrida no Estado (eólica + solar fotovoltaica), identificada no Atlas Eólico e Solar do Ceará, é de 137 GW.

Parques Eólicos Onshore

Os parques eólicos offshore são infraestruturas encarregadas de gerar energia elétrica a partir do vento que sopra em direção à costa. Neste caso, os parques ficam localizados no mar. As projeções apontam que apenas uma turbina de 4,8 W seja capaz de suprir o consumo para abastecer 7,5 mil casas. Neste momento, os projetos para o setor estão em análise no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ao todo, são mais de 50 projetos, totalizando 133 GW (Gigawatts) de capacidade.

O Ceará concentra cerca 20% das iniciativas, por ter uma extensa costa, com uma produtividade esperada de quase 60% acima da média mundial, por ser em baixas profundidades, próximo à costa e com ventos constantes e bem direcionados.

[ Mais notícias ]