A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza vai se reunir com o prefeito Evandro Leitão (PT) na próxima sexta-feira (24). Na ocasião, em um almoço, a diretoria da entidade vai receber o gestor para dialogar sobre o fortalecimento do Centro da capital cearense. A conversa vai ter como foco dois temas prioritários: o ordenamento das ruas do bairro e a reforma da Praça do Ferreira.
Sobre o ordenamento das vias, a CDL e os demais convidados vão discutir quais são as possíveis soluções para reorganizar o trânsito em ruas como Barão do Rio Branco e Floriano Peixoto, importantes pontos do comércio fortalezense no Centro da cidade. Já acerca da reforma da Praça do Ferreira, existe um projeto arquitetônico pronto desde 2022. Ao OPINIÃO CE, o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, estimou que a obra poderia ser executada por Evandro. Conforme destacou Cavalcante, no início de 2022, o então prefeito José Sarto (PDT) o procurou, recebeu o projeto de reforma da Praça, mas ressaltou que a Prefeitura não tinha verba suficiente. A CDL arcou com as despesas do projeto.
“Conseguimos os recursos e contratamos o Fausto Nilo. Ele fez um projeto belíssimo. (…) Entregamos ao Sarto no começo de outubro [de 2024]. Como ele perdeu as eleições, nós, então, procuramos o Evandro, ainda na campanha, propus tocar o projeto e ele acenou positivamente. Eu fiquei muito animado com a resposta dele”, recordou Assis.
Ainda de acordo com o presidente da CDL, a obra não tem um custo muito alto, em virtude de não ser preciso realizar muitas modificações. Ele frisou também que, com o novo projeto, o número de quiosques aumentará. “O Sebrae está fazendo um estudo sobre o que colocar [os quiosques] para ter vida noturna”, disse. Ainda há a expectativa de que a praça tenha dois banheiros, um masculino e um feminino.
Sobre as pessoas em situação de rua que estão no logradouro, Assis Cavalcante afirmou que dialogará com a Prefeitura e com o Estado para serem criadas políticas públicas visando alocá-las a locais apropriados. “Para que tenham uma vida com dignidade”, concluiu.