A Secretaria de Educação do município de Caucaia, na Grande Fortaleza, realizou a primeira Jornada Pedagógica dos povos originários e tradicionais, no Centro Municipal de Formação e Avaliação (CEMFA), de Tabuba, bairro praiano da cidade. O evento ocorreu na última quarta-feira, 1º, e contou com representantes das etnias indígenas, quilombolas e de escolas do campo, além de profissionais da educação municipal.
O objetivo da jornada foi reunir as comunidades para uma troca cultural e para a apresentação de pontos específicos que precisam ser inseridos e respeitados dentro do plano de ensino.
Caucaia possui vasta diversidade cultural, com a presença de comunidades tradicionais. Dessa forma, o objetivo é fomentar o acesso a uma educação que valorizes essas culturas e tradições. A coordenadora de Educação de Etnias de Caucaia, Meire Maciel, diz que “o momento é de integração e de direcionamentos importantes para os caminhos educacionais de 2023 dos povos indígenas, quilombolas e campo”.
Participaram desse momento 22 escolas indígenas, com representantes das etnias Tapeba e Anacé, quilombolas e comunidades do campo, além de gestores da educação, professores e lideranças comunitárias.
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Nildo Bento, diretor de escola indígena e representante da etnia Tapeba, afirma que “a jornada foi um momento de troca de conhecimento e de acolhimento ímpar para nós, pois é um momento de reconhecimento da categoria educacional indígena. A educação acontece e se processa, também, fora da sala de aula”. Já Sílvia Helena, coordenadora de ensino indígena e pertencente à etnia Anacé, reforçou o encontro para a valorização dos povos originários e tradicionais locais.
“É uma grande conquista que vai contribuir na educação da nossa educação indígena”.
A diversidade existente em Caucaia também impacta na construção do calendário letivo, que tem que ser feito de forma personalizada e diferente do usado no ano letivo tradicional. O objetivo é garantir a manutenção da cultura desses povos, valorizando os locais onde essas escolas estão inseridas e o aprendizado de suas tradições.