Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Caucaia completa 263 anos ofertando serviços de saúde a pacientes de 10 municípios

Nos últimos meses, as unidades de saúde passaram por mudanças e atualmente contam com a gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS)
Foto: Divulgação

Compartilhar:

O município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, completa 263 anos neste sábado, 15. A cidade é a segunda maior do Ceará em número populacional e tem aproximadamente 368.000 habitantes. Na assistência à saúde, Caucaia atende a demanda da população local e de nove cidades vizinhas. Nos últimos meses, as unidades de saúde passaram por mudanças e atualmente contam com a gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que administra as UPAs, hospital e maternidade do município.

A rede de saúde de Caucaia é composta por Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha e a Maternidade Santa Terezinha.

As UPAs, hospital e maternidade geridas pelo INTS passam por mudanças na gestão, reestruturação dos atendimentos e ampliação da equipe de profissionais. “Foi feito um mapeamento das unidades para avaliar as necessidades, compreender os problemas e encontrar soluções que ofereçam melhor atendimento e serviços aos pacientes. Nosso foco é trazer uma gestão eficiente, humanizada e comprometida com a qualidade”, disse Ricardo Bricidio, diretor do INTS em Caucaia.

Cada unidade de saúde tem um perfil de atendimento e para não sobrecarregar o sistema é importante que a população saiba identificar qual unidade procurar de acordo com a necessidade. Confira abaixo sobre o perfil de cada serviço.

Unidades de saúde

As Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) são portas de entrada para o atendimento de saúde. A população deve procurar os postos em casos de sintomas leves como: gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite, entre outros casos semelhantes. Caucaia tem 46 UAPS localizadas em diferentes bairros do município.

Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas e prestam atendimento adulto e pediátrico. As UPAs contam com serviços de média a alta complexidade, um meio-termo entre os postos de saúde e hospitais. Com unidades nos bairros Centro e Jurema, têm o objetivo de oferecer agilidade e reduzir a fila nos hospitais. Em Caucaia, as unidades prestam atendimento médico, realizam exames de imagem, laboratoriais e contam com leitos de internação adulto e pediátrico. A população deve procurar as UPAs em casos de pressão alta, dor torácica, cortes, febre alta, derrame, entre outros casos semelhantes.

Hospital

O Hospital é referência na região para traumatologia e atende em média 9.000 pacientes por mês. A unidade oferece 140 leitos para atendimento adulto e pediátrico, UTI adulto, internação adulto e pediátrico, e cirurgias de emergência. O Hospital também realiza exames laboratoriais, radiografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e ultrassonografia. A unidade passa por requalificação e ampliação da equipe.

Atualmente são 100 enfermeiros, 217 técnicos de enfermagem e 167 médicos, entre eles especialistas em anestesia, traumatologia, cirurgião geral e clínico geral. No pronto atendimento três médicos atendem o fluxo de urgência e emergência. O ideal é procurar a emergência do hospital somente em casos mais graves e que envolvam risco à vida como por exemplos, acidentes de trânsito, suspeita de AVC, infarto, quedas graves ou em casos de dores agudas e persistente.

Maternidade

Com atendimento voltado para saúde da mulher, a maternidade atende cerca de 1.200 mulheres por mês. São oferecidos serviços de obstetrícia, ginecologia, atendimento ambulatorial e exames de imagem. De janeiro a agosto deste ano foram realizados 1.618 partos, 1.071 consultas ginecológicas ambulatoriais e 5.491 consultas de urgência. A maternidade possui 39 leitos de enfermaria e 5 incubadoras para suporte neonatal dos bebês.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por neonatologistas, cirurgiões pediátricos, obstetras, ginecologistas, oftalmologistas, dentista, anestesistas, enfermeiros neonatologistas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos.

[ Mais notícias ]