Menu

Carretas da saúde da mulher levam exames e diagnósticos de câncer para municípios do Ceará

Foto: Divulgação/Gov.

A partir desta sexta-feira (17), o programa Agora Tem Especialistas leva para o estado do Ceará as carretas da saúde da mulher. A iniciativa oferta consultas, exames, biópsias e diagnósticos de câncer de mama e de colo do útero pelo SUS.

Os municípios contemplados inicialmente serão Juazeiro do Norte e Russas.

Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce das doenças, cada unidade móvel deve realizar cerca de 4,6 mil atendimentos ao longo deste mês.

Cerca de 1,5 mil pacientes da rede pública de saúde serão beneficiadas pela ação, parte da campanha Outubro Rosa, do Governo Federal.

As duas carretas integram as 28 unidades que vão levar atendimento especializado a regiões, com vazios assistenciais em 21 estados e no Distrito Federal.

Conforme destaca o secretário executivo e ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, o Agora Tem Especialistas é, atualmente, a maior mobilização em defesa da saúde pública desde a pandemia.

“Hoje, iniciamos uma nova etapa com o lançamento das carretas que vão levar cuidado especializado até os lugares mais remotos do país, começando com foco na saúde das mulheres, que são prioridade da nossa gestão”, explica Massuda. 

Foram investidos R$ 18,9 milhões em recursos federais. A oferta do atendimento nas carretas é realizada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS).

ATENDIMENTOS

Para prevenção e diagnóstico de câncer de mama, estão disponíveis:

  • Mamografia e ultrassonografia mamária bilateral;
  • punção de mama por agulha grossa;
  • Biópsia/exérese de nódulo de mama;
  • Exame anatomopatológico de mama.

Já os procedimentos para rastreamento de câncer de colo do útero, as unidades contam com:

  • Colposcopia;
  • Biópsias e exames anatomopatológicos;
  • Procedimentos terapêuticos e outros. 

Para a saúde ginecológica, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.   

Contudo, a definição e o agendamento das pacientes a serem atendidas nas unidades móveis são realizados pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que observam os critérios definidos em suas centrais de regulação. 

Os consultórios contam com ambiente climatizado destinado à realização de atendimentos clínicos e procedimentos de diagnóstico, além de sala de espera externa em tenda climatizada, com capacidade para, no mínimo, 60 pessoas sentadas simultaneamente.

O espaço também fornece bebedouro com fornecimento de água potável, sala de pequenos procedimentos ambulatoriais, central de material esterilizado e sala de acolhimento e pré-exame.