Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Carnaval no sertão do Ceará vira manifestação cultural nacional

Conforme a Prefeitura de Nova Russas, a cidade foi a primeira no Ceará a comemorar as festas carnavalescas a partir da construção de um trio elétrico
Foto: Reprodução/Cãmara dos Deputados/Prefeitura de Nova Russas

Compartilhar:

O carnaval da cidade cearense de Novas Russas, no Sertão de Crateús, ganhou status de manifestação cultural nacional. O reconhecimento veio oficialmente pela Lei 14.603, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 21, resultado do Projeto de Lei 1.177/2019, cuja autoria é do deputado federal cearense Junior Mano (PL), e com relatória de outra parlamentar cearense, a senadora Augusta Brito (PT).

Conforme a Prefeitura de Nova Russas, a cidade foi a primeira no Ceará a comemorar as festas carnavalescas a parti da construção de um trio elétrico, tornando-se assim uma das festas mais procuradas do Estado. Segundo a gestão municipal, com a festa praticamente dobra a população da cidade no período, movimentando com isso a economia de toda a região.

MAIS MANIFESTAÇÕES

Em dezembro de 2021, o carnaval da cidade cearense de Aracati, no Litoral Leste, também recebeu status de manifestação da cultura nacional. O objetivo da Lei 4.279, de 2021, de autoria do senador cearense Cid Gomes (PDT), o objetivo foi valorizar a cultura carnavalesca da cidade e consolidá-la como um destino turístico, promovendo assim a preservação desta tradição e impulsionando o turismo local.

Conforme Cid Gomes, o carnaval em Aracati é tradicional e atrai quase 500 mil pessoas em apenas uma noite, ressaltando a relevância deste evento para o turismo e a economia local. Além disso, a cidade possui um acervo arquitetônico expressivo do período colonial, sendo declarada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2001.

[ Mais notícias ]