Após dois anos da pandemia da covid-19, os fortalezenses e turistas finalmente puderam deixar de lado a máscara de proteção contra a doença e colocar em seu lugar a máscara de Carnaval junto ao glitter guardado dentro do guarda-roupas. Em 2023, enfim, a folia voltou a tomar conta dos bairros, ruas, becos e avenidas da capital cearense. Festas para uns, muito trabalho para outros, mas sem deixar o “espírito” da festa perder o brilho próprio.
A alegria contagiante da Capital é tanta que a estimativa da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setor), por exemplo, e uma taxa de ocupacão hoteleira na cidade para o carnaval entre 70% e 80%. A alta procura mostra que a cidade vem ocupando um espaço significativo entre os grandes carnavais do Brasil.
“Fortaleza tem Carnaval para todo mundo: inúmeras opções de festas públicas, inclusive para a criançada, e muitas festas em espaços privados também. Além disso, tem opções para quem prefere curtir algo mais tranquilo, como uma boa praia ou um bom restaurante com a família”, observa Alexandre Pereira, secretário da pasta, em nota ao OPINIÃO CE.
De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Fortaleza, dos viajantes que vieram a Fortaleza no período do Carnaval em 2020 – último realizado até o momento – 88,44% eram turistas nacionais e 11,56% visitantes vindos do exterior. Para este ano. Fortaleza se destaca como o 5° destino mais procurado no Brasil por turistas estrangeiros para o período de Carnaval.
A informação é do site Decolar. De acordo com a plataforma de viagens, a procura de turistas internacionais por viagens para o período carnavalesco no Brasil cresceu 120% em 2023 na comparação com o mesmo período de 2020, último ano a ter o festejo no País.
No ranking, a capital cearense aparece atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife. Ainda de acordo com a plataforma de viagens, considerando os turistas brasileiros, a cidade ficou entre os dez destinos mais buscados para o período.
PRA QUEM GOSTA…É TUDO DE BOM
A volta do ciclo carnavalesco também percorre o emocional dos fortalezenses, principalmente os saudosos das ruas coloridas. Fazem da celebracão da vida uma verdadeira testa de comemoração. E isso que o Carnaval de 2023 em Fortaleza representa para Janaína Almei-da, advogada, que assiduamente todos os anos – exceto os da pandemia – monta sua fantasia para pular nos blocos no Centro da cidade.
“A volta do Carnaval de Fortaleza representa, para mim, não só o brilho do glitter que vai ser usado novamente depois de dois anos duros de pandemia. Representa a esperança, voltar a encontrar as pessoas nas ruas, todas juntas, dançando e se divertindo. Isso é o verdadeiro espírito de Carnaval que gosto de ver na minha cidade”, celebra sorrindo.
Para o produtor audiovisual Vitor Hugo, o sentimento se assemelha ao alívio que é poder brincar Carnaval novamente. “A sensação é uma mistura de muita alegria e alívio. Por um momento, durante a pandemia pensei que
não voltaríamos ao normal, se falava que o ‘modus pandemia’ era o novo normal. Estavam enganados. É muito bom ver todo mundo reunido, pulando, brincando”, declara Vitor.
A alegria do retorno do Carnaval também embala os corações de quem tem o dom de criá-lo atualmente na cidade. Dentre as diversas expressões artísticas no período, estão os bloquinhos de Carnaval gratuitos espalhados pela Cidade, como o Bloco Mambembe e o Luxo da Aldeia.
A produtora do Mambembe, bloco que traz as cantoras drags queens Mulher Barbada e Deydianne Piaf, Renata Monte, salienta que o Carnaval 2023 foi bastante aguardado por ela e pelo público LGBTQIA+ que acompanha os trabalhos das artistas. Para Renata, Carnaval é manifestação cultural, a mais emblemática do país e falta os fortalezenses e a gestão pública encarar isso como um propósito: “compreender ainda mais as nossas raízes, a nossa música, o nosso maracatu, a nossa macumba, as nossas cores e, quem sabe, um intercâmbio com outros estados, assim como aconteceu entre Salvador e Recife anos atrás. Ganha a classe artística, ganha o público, ganha o turismo, ganha o setor privado, ganha a cidade”, enumera.
Ainda de acordo com a produtora, o Carnaval de 2023 vem com “gosto de comemoração, de celebração de vida”. “Estamos vivas! E mais do que isso, agora estamos em uma nova fase política na história da democracia, então tudo chegou com um ar de renovação, de esperança”, comemora.
Nem tudo, todavia, foram flores e glitter. Houve um certo desgaste que desmotivou um pouco a produtora e seus assessorados. “Esbarrar com tantos problemas criados pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, que deveria estar do nosso lado, fomentando a cultura e os artistas da cidade, foi muito frustrante. Tivemos que brigar para fazer esse Ciclo acontecer, para fazer parte dele, para que se cumprisse a obrigatoriedade do edital de convocação de artistas, mas toda a burocracia, a demora, a falta de transparência da SecultFor fez com que tudo ficasse atrasado. Isso implica diretamente no ganho financeiro dos artistas, que ficam completamente no escuro, que perderam shows”, denuncia.
Apesar disso, a equipe de Renata ergueu as mangas para subir aos palcos do Carnaval de rua e fazer o show acontecer. “Agora, na reta final, estamos prontos para subir no palco e dar o nosso melhor, mas também prontos para continuar na luta pela reconstrução do Carnaval dessa cidade”, conta Renata, esperançosa.
Mateus Perdigão, guitarrista e vocalista do Luxo da Aldeia afirma que Fortaleza tem muito a ganhar com o Carnaval. Em sua fala, Mateus fala em alto e bom som que a festa é pública, democrática e gratuita. “É uma lupa de aumento, nela se evidenciam as maravilhas e as contradições da cidade, pois as pessoas ocupam e ressignificam os diversos espaços públicos, usam os serviços públicos que a cidade oferece e uma parcela da própria população se organiza
em torno disso”.
O Carnaval, por definição do músico, pode ser também o termômetro das políticas públicas para Fortaleza, pois ele não é só farra e festa, é, sobretudo, criação de laços afetivos, formação do sentimento de pertencimento, ralação com seu próprio lugar e política. A festa dura quatro dias, mas todos esses outros aspectos permeiam a nossa vida
o tempo todo. O Carnaval constrói e é construído a partir disso.
EXPECTATIVAS NAS VENDAS
A vendedora ambulante Lucilene Pereira, em entrevista ao OPINIÃO CE, é foliã há mais de 10 anos na Capital. Sua fantasia também é seu sustento e foi muito difícil para ela e sua família não terem a renda extra que a festa de Carnaval proporciona pelas ruas da cidade.
“Nos últimos dois anos foi muito difícil para mim. Todos os anos eu contava com a renda extra para melhorar de vida e, quando veio a pandemia, tudo mudou. Agora, posso festejar junto com minha fantasia e com meu bolso mais recheado”, brinca. A comerciante é cadastrada pela Prefeitura e trabalha com sua banquinha na Praia de Iracema, um dos principais polos de Carnaval de Fortaleza.
O aposentado Raimundo Silva, vendedor de sanduíches, também comemora a chegada do período carnavalesco. Para Raimundo, a cidade muda de cor sem a festa. “Parece que é tudo cinza, ninguém via as moças e os rapazes bonitos em 2020 e 2021, era quase como um velório. Em 2023, com todo mundo vacinado e saudável, a alegria voltou. No pré-carnaval, eu consegui vender bastante, mais de R $1.000 por fim de semana. No Carnaval, quero dobrar esse valor, se Deus quiser”, revela.
Segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve movimentar R$ 233,7 milhões no Ceará neste ano, avanço de quase 20% se comparado a 2021 (R$ 194,9 milhões), mas ainda abaixo de 2020 (R$ 274,1 milhões), quando foi realizada a última festa antes da crise sanitária. No entanto, a expectativa é boa para os supermercados da Capital. É o que garante Alexandre Pinheiro, diretor Comercial e Marketing do Supermercado Pinheiro.
Para o empresário, o Carnaval 2023 tem sido muito aguardado pelo público e também pelos empresários. “Nossas expectativas são positivas – devemos ter um crescimento de até 15% em vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Um dos destaques para alavancar as vendas é a promoção ‘Pinheiro na Folia’, disponível até o dia 22 de fevereiro”, diz.
Ainda de acordo com Alexandre, boa parte das vendas é ligada a bebidas, que envolvem água, refrigerantes, sucos, cervejas, destilados e isotônicos. Outro produto muito procurado são os lanches rápidos, que trazem praticidade e energia, como snacks, biscoitos e petiscos.