Voltar ao topo

25 de março de 2025

Carmelinho quer transformar crianças e velhos em reféns das brigas de torcidas

Carmelo quer, assim, fazer com que crianças paguem pelos erros dos pais

Compartilhar:

Não é inteligente nem moral nem legal o propósito de projeto assinado pelo bolsonarista (só poderia ser!) Carmelo Neto (PL) na Assembleia Legislativa. Inebriado pelo horror causado por integrantes de torcidas organizadas locais, que se pegaram de paus, pedras e tabefes antes do jogo entre Fortaleza e Ceará, dia 8, resultando na detenção de 120 desses fanáticos violentos, Carmelo pôs para tramitar projeto com o qual quer suspender ou negar “benefícios sociais e fiscais” para quem participe de “brigas, tumultos, emboscadas e quaisquer outros atos de violência antes, durante ou depois de eventos de grande porte”. Carmelo quer, assim, fazer com que crianças paguem pelos erros dos pais. Ou punir pessoas idosas por causa da brutalidade dos filhos. Ora, ora! Carmelo Neto é um deputado que, quando pode e quando lhe dão cavaco, diz sem pudor que os criminosos enjaulados pela balbúrdia de 8 de janeiro são inocentes, que não fizeram nada de mal. E que nem chefe tinham. Para buscar justiça para psicopatas que fizeram a Democracia sangrar, e até tentaram matar o presidente da República e o vice, não diz nadinha. Fica mofino – ou pior, torna-se cúmplice. Mas para atacar crianças e velhos é um valentão.

Bateu, levou

Incansável e insuperável nas artes de falar besteira e de levar bordoada, o deputado cearense André Fernandes (PL) fez outra. Atacou com grosseria a colega Érika Kokay (PT-DF). “A senhora não tem conhecimento para falar do Nordeste. Recolha-se à sua insignificância”. Educada, Érika foi clara: “Sou nordestina, sou cearense. E me orgulho disso”. Aprendeu?

O que Acontesce
A Associação dos Conselheiros Tutelares do Ceará (Acontesce), presidida pelo ex-vereador Eulógio Neto, entrou em ritmo de maratona. E está com uma agenda de reuniões que cobre o Ceará todo. O primeiro encontro foi feito em Jaguaribara, com mais de 100 participantes representando 29 municípios.

Força
É considerada fortíssima a chapa liderada pelo jornalista Eliezer Rodrigues, um dos nomes mais importantes da área cultural no Estado, para a Associação Cearense de Imprensa. A votação será em junho. Eliezer, que tem Márcia Catunda como vice, é reconhecido como articulador e agitador de boa ideias.

De olho no prato
Os deputados estaduais petistas Missias Dias e Larissa Gaspar puseram para tramitar na Alece proposta de criação do “Observatório de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará”. Novos tempos é como se deve chamar isso. Nos dias de Bolsonaro, havia gente comendo osso de galinha e catando alimento no lixo.

Tá no direito dela
Leva a assinatura da deputada cearense Luizianne Lins (PT) requerimento para que a Câmara federal faça sessão solene para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Como tempo é ouro, Luizianne não descuidou. Pôs a ideia para tramitar exatos dez meses antes do transcurso da data. O Dia dos Direitos Humanos é 10 de dezembro.

É, né?
Mas faz sentido: vai ver que Luizianne não dispõe, pelo menos por ora, de pauta mais urgente.

Vem aí
A segunda reunião terá como cenário o culturalmente rico Sertão dos Inhamuns. A sede será Crateús e a atividade está agendada para o próximo dia 21.

[ Mais notícias ]