Voltar ao topo

23 de março de 2025

Cariri será palco da 64ª edição da Feirart

Com estimativa diária de 3.500 pessoas, tradicional feira do artesanato cearense ocupa novos espaços
Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Compartilhar:

A região do Cariri será palco da 64ª edição da Feirart. Durante três dias, os visitantes terão acesso a produtos de 80 artesãos cearenses, representados por grupos produtivos e entidades artesanais, além de artesãos individuais, de diferentes técnicas artesanais típicas das diversas regiões do Estado. O evento tem início na próxima quinta-feira e segue até sábado (6 a 8 de junho), no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no município do Crato. As atividades começam a partir das 16h.

A tradicional feira de artesanato é promovida pela Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), e acontece com o objetivo de valorizar e apoiar a comercialização da produção artesanal cearense. Para a coordenadora de desenvolvimento do artesanato da SPS, Germana Mourão, neste ano o evento ocupa novos espaços e visa divulgar o artesanato local, em uma ação interligada do artesanato e da cultura.

“A feira vai acontecer em uma época super festiva, com várias festas culturais relacionadas à cultura do local”, ressalta a coordenadora. Ela explica, ainda, que o evento reunirá peças de todo o Estado, mas cerca de 80% dos artesãos que vão participar da feira são da região do Cariri. “É uma super valorização do artesanato da região. O objetivo é gerar renda para os artesãos e, também, divulgar a região em vários aspectos: culturais, turísticos e muito mais. Vamos ter um espaço gastronômico, oficinas”, completa.

A estimativa é que 3.500 pessoas participem do evento diariamente. A feira reunirá peças em diferentes tipologias, entre elas estão couro, fios e tecidos, fibra vegetal e argila. Os saberes e tradições serão compartilhados com o público por meio da programação de oficinas artesanais de argila (modelagem); fios e tecidos (bordado à mão); e madeira (pintura). A Feirart contará, ainda, com programação musical e área de alimentação.

Exposição Racar

A edição contará com um espaço em homenagem ao artesão caririense Raimundo Caetano Rodrigues, popularmente conhecido como mestre Racar. A exposição reunirá algumas de suas produções, em memória do artesão que faleceu em 2024.

“Racar é um grande artista popular do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, que é a maior associação de artistas populares que temos no Cariri e no Ceará. Ele morreu aos 58 anos, e é um dos artesãos que a CeArt levou para Paris, onde aconteceu a primeira exposição da arte popular cearense, no Carrossel do Museu do Louvre”, ressalta a coordenadora de desenvolvimento do artesanato da SPS.

Sua produção representava, através do entalhamento na madeira, elementos do folclore do Sertão do Cariri, como lendas populares, religiosidade e o cenário urbano de seu cotidiano.

Programação

Quinta-feira (6 de junho)

16h – Abertura da Feira e Cadastro feirantes
17h – Cerimônia de Abertura
18h – 1ª Oficina da Noite
20h – Apresentação Musical – CeArt
21h – Encerramento

Sexta-feira (7 de junho)

16h – Abertura da Feira e Cadastro feirantes
18h – 1ª Oficina da Noite
20h – Apresentação Musical – CeArt
21h – Encerramento

Sábado (8 de junho)

16h – Abertura da Feira e Cadastro feirantes
18h – 1ª Oficina da Noite
20h – Apresentação Musical – CeArt
21h – Encerramento

Serviço

64ª Feirart – edição Cariri

Quando: 6 a 8 de junho, de 16h às 22h
Onde: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Crato
(Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro – Batateiras)

[ Mais notícias ]