A Arena Castelão será palco, nesta quinta-feira, 2, da partida entre Fortaleza e Deportivo Maldonado, às 9h. O jogo, que marca o jogo de volta da segunda fase da Libertadores, receberá mais de 50 mil torcedores. Para o jogo, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizará um efetivo composto por 40 agentes e operadores de tráfego. A operação tem início às 13h com o controle da circulação nas avenidas do Contorno, Alberto Craveiro, Paulino Rocha e rotatória do estádio.
Haverá também redutores de velocidade junto às faixas de pedestres para facilitar a travessia no entorno da praça esportiva.
O fluxo de saída será facilitado com a abertura do canteiro central da Av. Paulino Rocha, próximo ao portão de saída do estacionamento. A medida melhora a fluidez dos que seguem em direção à BR-116, Cidade dos Funcionários e Aldeota. Viaturas também estarão no entorno coibindo irregularidades e as principais vias de acesso serão acompanhadas por meio das câmeras de videomonitoramento da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito.
A AMC recomenda que os torcedores saiam de casa com pelo menos três horas de antecedência para ter acesso à Arena Castelão. Os condutores também devem redobrar atenção às normas de circulação viária e não estacionar em locais proibidos, como passeios, garagens e ao lado de canteiros, e reduzir a velocidade devido ao fluxo de pedestres. Além do esquema montado e suporte de agentes e operadores de trânsito, que atuarão até meia-noite, a população pode solicitar atendimento de ocorrência de irregularidades ou sinistros à AMC pelo número 190.
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente com 25 agentes, entre fiscais, coordenadores e auxiliares para o ordenamento e controle urbano do local. A ação da fiscalização será orientativa aos comerciantes ambulantes que atuarão ao entorno do estádio, devidamente regulamentadas através do Termo de Permissão concedida pela Secretaria Regional 8, com o objetivo de garantir a segurança e acessibilidade dos torcedores bem como inibir o comércio irregular.
SEGURANÇA
Para garantir a segurança no estádio e em seu entorno, um plano operacional com as forças de segurança estaduais contará com a participação de agentes da Polícia Militar (PMCE), da Polícia Civil (PC-CE) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE). As ações operacionais serão gerenciadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS.
“É a unidão entre as forças de segurança […] no intuito de recepcionar de forma tranquila os torcedores que acompanharão a partida. O reforço visa reforçar a segurança antes, durante e depois do evento. Não só dentro do estádio, mas também no entorno”, detalha o coordenador da Copol, delegado Harley Filho.
PLANO OPERACIONAL
O posto avançado da PC, instalado no interior da Arena Castelão, funcionará das 19 horas desta quinta, 2, até 1 hora da manhã de sexta, 3, e contará com a atuação do Departamento de Polícia Judiciária da Capital, do Departamento de Inteligência da Polícia e do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação. As ocorrências relacionadas ao jogo, registradas na área externa do estádio, serão direcionadas para o 13º Distrito Policial (DP).
Militares do Corpo de Bombeiros estarão na Arena preparados para ações de combate a incêndio e de resgate e salvamento. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento.